Saltos à fogueira e sardinhadas nas ruas de Portimão

ouvir notícia

.

Junho é mês de santos populares e Portimão prepara-se para viver 17 dias de grande animação, onde não faltarão as marchas populares, enquanto a zona do centro histórico da cidade ganha nova vida com uma festa em plena Rua Nova, recuperando algumas tradições desta época.

As noites prometem ser animadas pelos arraiais e pela música e dança ao ritmo das canções populares. Enfeitadas com grinaldas e globos coloridos, a Rua Nova será invadida pelo cheiro da sardinha assada e pelos aromas dos manjericos.

As marchas voltam a sair à rua nas três freguesias do município para o tradicional desfile, que este ano voltam a contar não só com a participação de três coletividades do município (Sporting Glória Ou Morte Portimonense, Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e Sociedade Recreativa Figueirense), mas também com a presença de três marchas convidadas (Centro Comunitário Duna – CASLAS, Misericórdia de Lagos e Associação Grupo de Amigos da Pedreira/Silves).

- Publicidade -

O primeiro desfile terá lugar no polidesportivo da Figueira, a 12 de junho, enquanto no dia 19 os marchantes vão desfilar na zona ribeirinha de Alvor no âmbito do programa da Semana Gastronómica de Alvor, culminando esta grande festa popular com o desfile final do dia 26, na zona ribeirinha de Portimão, sendo de referir que todos os desfiles começarão às 22h00.

300 participantes nas marchas populares

A edição deste ano das marchas populares de Portimão reunirá cerca de 300 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que darão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve.

Nas ruas, decoradas a preceito, irão festejar-se Santo António, São João e São Pedro com cheiro a alecrim e a rosmaninho e como não há santos populares sem arraial, o Sporting Glória ou Morte Portimonense realizará arraiais e bailes no espaço adjacente à antiga lota de Portimão, nos sábados de 13, 20 e 27 de junho, a partir das 20h30, com direito a sardinhas assadas no pão ou pregos e bifanas, sem esquecer a música.

Este ano, a festa dos santos populares de Portimão celebra-se numa das principais ruas do centro histórico da cidade com uma grande festa na Rua Nova.

Os arraiais serão sempre às 18h00, no dia 13, com uma sardinhada, e nos dias 24 e 29 de junho, com barraquinhas com venda de bebidas e de vários petiscos em plena rua decorada com arcos, balões coloridos e cheiros de manjericos, com concertos e projeção de imagens e ainda os saltos à fogueira.

JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.