Santos Populares com muita animação (e sardinha na brasa)

São João e São Pedro serão celebrados em Albufeira

Os festejos dos Santos Populares em Albufeira trazem, este ano, dois arraiais bem tradicionais. Sardinha que salta da brasa para pingar na broa, caldo verde, vinhos da região, acepipes, doçaria regional e, como não poderia deixar de ser, as cantigas populares para animar os bailes de roda em roda. Assim será a programa das festas até ao final do mês de junho.

O São João será celebrado a 24 de junho, na próxima sexta-feira, às 19:00, no Mercado Municipal dos Caliços. São Pedro, padroeiro dos pescadores, terá, por sua vez, os seus festejos no dia 28, terça-feira, às 21:00, no Centro Educativo do Cerro d’Ouro, em Paderne.

Do programa de dia 24 há música ao vivo com o “Duo 64”, que promete animar a festa um reportório popular. Este programa foi organizado pela Camara Municipal de Albufeira em parceria com a Associação dos Profissionais de Pesca e conta com a colaboração do Agrupamento de Escutas de Albufeira, da Santa Casa da Misericórdia e da Associação Humanitária Solidariedade Albufeira.

Já no dia 28, será possível relembrar as tradições antigas dos Santos Populares, com a declamação de rimas ao santo padroeiro dos pescadores e com o saltar à fogueira. Esta data será, igualmente, importante para o Centro Educativo Cerro d’Ouro, uma vez que do programa consta ainda a apresentação e projeção do filme sobre “Sabão Artesanal… mais rico do que já era”.

O projeto audiovisual, que surgiu num contexto pandémico e que tem sido trabalhado com a comunidade escolar de Albufeira ao longo do último ano letivo, propõe a valorização do património histórico e cultural do concelho, bem como potenciar e reforçar os hábitos de higienização.

- Publicidade-spot_img

Deixe um comentário

- Publicidade-spot_imgspot_img

+ Populares

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -santos-populares-portimao

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

Tamanho da Fonte
Contraste