São Brás de Alportel faz levantamento do património cultural

ouvir notícia

O município de São Brás de Alportel encontra-se a realizar um trabalho profundo de inventariação dos bens culturais do concelho, no âmbito da elaboração da Carta do Património do Concelho.

Neste âmbito, a autarquia adianta que decorrem trabalhos de campo que consistem no “levantamento sistemático e atualizado dos bens culturais existentes em todo o concelho”. Este trabalho está a ser desenvolvido pelo gabinete de reabilitação urbana do município, em parceria com o gabinete municipal de arqueologia.

“Os bens culturais, com caráter patrimonial a salvaguardar, compreendem os bens culturais imóveis, integrando os bens arqueológicos, arquitetónicos e os conjuntos urbanos de interesse arquitetónico, histórico, paisagístico, arqueológico e geológico, bem como o património cultural imaterial”, adianta a Câmara de São Brás de Alportel.

- Publicidade -

Através da elaboração da Carta do Património do Concelho, o município pretende “integrar uma das medidas de salvaguarda do património cultural existente e desenvolver ações para a sua preservação, salvaguarda e valorização”.

“O conhecimento e articulação do património cultural municipal é fundamental, no enquadramento estratégico dos vários atos de gestão e planeamento, incluindo nomeadamente o decurso da atual revisão do Plano Diretor Municipal”, frisa a câmara, estimando que esta fase de trabalhos de levantamento do património cultural do concelho decorra por “um período de quatro meses”, prevendo-se a sua concretização entre os meses de abril a julho deste ano, e a apresentação em breve dos seus resultados.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.