Saramago e Paula Rego condecorados no âmbito do Dia Mundial do Turismo

ouvir notícia

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, condecora hoje o escritor José Saramago e a pintora Paula Rego com a Medalha de Ouro de Mérito Turístico 2010, no âmbito do Dia Mundial do Turismo.

A região autónoma da Madeira, o Alentejo e o Geoparque Naturtejo também vão receber o mesmo prémio.

- Publicidade -

Num documento do Turismo de Portugal, a que a agência Lusa teve acesso, o escritor José Saramago, galardoado a título póstumo, é considerado “uma das maiores referências da literatura mundial”.

“Saramago foi também autor de alguns dos mais belos textos sobre a riqueza patrimonial e paisagística de Portugal contribuindo, deste modo, para a promoção turística de diversas regiões nacionais” refere o texto, que dá como exemplo a Lisboa retratada em “O ano da morte de Ricardo Reis” e Mafra em “Memorial do Convento”.

A pintora Paula Rego “é considerada um dos quatro melhores pintores vivos em Inglaterra”, salienta o mesmo testo, acrescentando que “esta medalha reconhece também a abertura da Casa das Histórias, em Cascais, um espaço dedicado à sua obra e que contou com o apoio do Turismo de Portugal”.

O Turismo de Portugal justifica a atribuição da Medalha de Ouro à Madeira por esta ser “a região turística mais antiga de Portugal” e porque “tem o turismo como principal atividade económica”.

O Alentejo foi galardoado por ser “uma região com um património natural e cultural único e com enormes potencialidades em termos turísticos”.

Por sua vez, “o Geoparque Naturtejo está inserido na rede da UNESCO de 53 geoparques relevantes e tem estimulado o desenvolvimento de uma proposta turístiva sustentável”, refere o Turismo de Portugal a propósito deste premiado com a Medalha de Ouro.

Este geoparque une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão.

O secretário de Estado do Turismo condecora hoje também, mas com grau prata, a New 7 Wonders Portugal, a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), o Casino da Figueira da Foz, os empresários Alberto Marques, Albino Ferreira Cecílio, Luís Bensaúde, Serge Viallele, a Rota do Romântico, a companhia aérea Ryanair e a apresentadora da Rede Globo Ana Maria Braga

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.