Secretária de Estado prevê que turismo regresse ao normal em 2023

ouvir notícia

A secretária de Estado do Turismo afirmou esta terça-feira, 19 de Outubro, em Madrid, que o Governo espera que o setor regresse em 2023 aos valores que faturou em 2019, antes da pandemia.

«Em minha opinião, 2023 será um ano muito importante, pois acredito que seja o ano em que recuperaremos integralmente da quebra de procura causada por esta pandemia», disse Rita Marques numa mesa redonda em que participou com o seu homólogo espanhol Fernando Valdés, para debater a colaboração transfronteiriça em termos de políticas de turismo.

- Publicidade -

Os dois governantes defenderam que os países ibéricos devem trabalhar em conjunto na atração dos turistas estrangeiros.

«Estamos numa posição privilegiada para mostrar que o mercado turístico ibérico pode ser trabalhado em conjunto», afirmou Rita Marques, acrescentando que esse trabalho coordenado entre os dois países já era feito antes da pandemia.

A secretária de Estado portuguesa recordou que em 2017 foi definida «uma nova agenda» para o turismo nacional e que depois da pandemia essa estratégia «continua atual».

O Governo português definiu há quatro anos que era necessário lutar contra a sazonalidade do setor, apostar no turismo em todo o território e diversificar o produto turístico, acrescentando-lhe valor.

Rita Marques considerou que a gastronomia ou os vinhos são ofertas «importantes que distinguem» o país, mas que também é necessário apostar em «novos eventos», tendo dado exemplos os subsetores de eventos corporativos, desportivos e termais, cuja procura aumentou depois da pandemia.

«Temos vantagem em fazer propostas em conjunto com Espanha. Por exemplo, eventos que se realizam um ano num país e em seguida no outro», afirmou a governante portuguesa.

Rita Marques afirmou que Portugal e Espanha têm «muitas coisas em comum e também complementares», tendo acrescentado que um turista pode chegar por Lisboa e sair por Madrid, depois de visitar os dois países.

«Temos que saber aproveitar as sinergias que se podem gerar entre os nossos países para o fluxo de turistas na Península Ibérica», disse.

A secretária de Estado incentivou a presidência espanhola do Conselho da União Europeia em 2023 a continuar o trabalho da presidência portuguesa do primeiros semestre do corrente ano.

Na presidência portuguesa foram dados passos para preparar uma “Agenda Europeia para o Turismo 2030/2050”, recordou Rita Marques, que agora espera que a estratégia esteja pronta a tempo de a Espanha, em 2023, a possa executar «com o apoio das instituições europeias e dos Estados-membros».

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.