Secretário de Estado do Ambiente visita investimentos para poupança de água em São Brás de Alportel

ouvir notícia

O secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, visitou São Brás de Alportel na terça-feira, 1 de agosto, para conhecer algumas das medidas de eficiência hídrica que têm vindo a ser implementadas no concelho são-brasense, indicou a autarquia.

Ao longo da visita, o secretário de Estado do Ambiente conheceu in loco as medidas de eficiência hídrica em curso no concelho, nomeadamente a requalificação de algumas rotundas cujo jardim relvado foi substituído por espécies autóctones que não carecem de rega. “Estes jardins apresentavam um consumo de água de aproximadamente 500m3 por mês e atualmente não requerem qualquer consumo de água”, refere a autarquia em comunicado. Uma medida que contou com um investimento de aproximadamente 37 mil euros financiados pelo Programa de Estabilização Económica e Social (PEES).

O executivo municipal mostrou ainda o sistema de reutilização de água de piscina nos sistemas de serviços de limpeza urbana e rega, medida implementada com um investimento de aproximadamente 27 mil euros, financiados pelo PEES e que permite “um valor médio de reutilização de 8 a 9m3 por dia, que ao final de um ano representam 3100m3 de água que é reutilizada”, detalha a nota.

- Publicidade -

A visita permitiu ainda conhecer a obra de renovação da rede de distribuição de abastecimento de água no sítio de Vilarinhos, numa extensão extensão de 1840 metros, projeto concretizado durante o presente ano no âmbito do Primeiro Aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A referida obra teve um investimento de 120 mil euros e permitiu reduzir os caudais noturnos daquela zona “de 20 m3/h para 2m3/h, o que se traduz numa poupança anual de 150 mil m3 de água”.

Hugo Polido Pires conheceu ainda o projeto de zonamento da rede de abastecimento de água com instalação de caudalímetros, que contou com um investimento de cerca de 150.000 euros.

Em 2022, as medidas implementadas permitiram alcançar uma redução nas perdas existentes no sistema de abastecimento do concelho de São Brás de Alportel “na ordem dos 300 mil m3, face aos consumos registados em 2021”, pode ler-se.

No que concerne ao consumo próprio, referente à gestão de espaços e edifícios municipais, a autarquia alcançou uma redução “de 9%, de 2021 para 2022, que representa 7.000m3”, termina.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.