Seniores de São Brás integram estudo sobre riscos cardiovasculares

ouvir notícia

Um grupo de idosos de São Brás de Alportel vai participar num estudo académico sobre a redução de riscos cardiovasculares durante os próximos três meses. O estudo é promovido pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, no âmbito de um mestrado em exercício e saúde.
Para o efeito, foram escolhidas pessoas sedentárias que tenham alguma doença ou fator de risco cardiovascular. Durante os três meses em que o estudo vai decorrer, os idosos vão ter um programa de atividades físicas realizadas em casa, integradas ou não nas suas tarefas diárias. No mesmo período, os participantes vão contar com o apoio de um profissional de exercício físico que os irá orientar e esclarecer dúvidas.
A equipa de investigação pretende perceber se a alteração de um estilo de vida sedentário para um estilo de vida ativo proporciona benefícios na saúde dos participantes.
A proposta de estudo foi bem acolhida pela Junta de Freguesia e pela autarquia de São Brás de Alportel que desta forma vem reforçar as atividades em curso na área da terceira idade neste concelho.
Importa recordar que os problemas cardiovasculares, nomeadamente os acidentes vasculares cerebrais, a doença coronária ou doenças isquémica do coração são a principal causa de morte em Portugal. O número de portugueses que se debatem com este problema é apontado como um dos mais elevados do mundo, segundo as conclusões dos estudos divulgados pela Direção Geral de Saúde.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.