O índice da satisfação dos clientes do serviço de internet móvel em Portugal está abaixo dos 7 pontos (numa escala de 0 a 10), com apenas 22 em cada 100 utilizadores a revelarem-se “muito satisfeitos” com o serviço.
Os dados constam de um estudo sobre o índice europeu de satisfação dos consumidores que é apresentado hoje no Instituto de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI) da Universidade Nova de Lisboa.
O European Consumer Satisfaction Índex (ECSI-Portugal), da responsabilidade do ISEGI, da Associação Portuguesa da Qualidade e do Instituto Português da Qualidade, indica que o serviço telefónico móvel no seu conjunto regista um nível de apreciação favorável mais positivo, situando-se nos 7,6 pontos, com 35 por cento dos clientes a considerarem-se “muito satisfeitos”.
Elaborado com base num inquérito envolvendo 16.918 entrevistas realizadas 2009, o ECSI-Portugal apurou também que num conjunto variado de serviços abrangendo setores como as comunicações, transportes, combustíveis, seguros e banca, a apreciação mais favorável vai para o fornecimento de gás em garrafa, com um índice de satisfação de 7,9 pontos e 45 por cento dos clientes “muito satisfeitos”.
Na posição oposta, o estudo que envolveu 250 clientes de cada empresa abrangida pela amostra, surge o serviço de televisão por subscrição com um nível de satisfação de 6 pontos.
O ECSI-Portugal tem em conta variáveis como expetativas, qualidade apercebida, valor Apercebido, satisfação, reclamações e lealdade.
API
Lus/JA
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***