Sobrevivente dos atacantes do Charlie Hebdo processa os media franceses

ouvir notícia

.

Passavam dois dias dos ataques ao Charlie Hebdo, quando os dois supeitos do tiroteio se barricaram numa gráfica no arredores de Paris. Foi a 9 de janeiro. Nesse dia, Lilian Lepère esteve oito horas em posição fetal escondido num armário debaixo de um lavatório. Não foi encontrado e a partir interior conseguiu comunicar com a polícia.

Se do lado de dentro ninguém sabia da sua existência, cá fora não acontecia o mesmo. Os orgãos de comunicação publicaram que haveria uma pessoa escondida dentro do edifício. Agora, Lepère vai processar as televisões e as rádios francesas acusando-os de terem colocado a sua vida em risco.

Mas recuemos aos acontecimentos de 9 de janeiro. Os irmãos Saïd Kouachi e Chérif Kouachi, presumíveis autores do ataque, entraram num armazém de uma gráfica na zona industrial de Dammartin-en-Goële, nos subúrbios de Paris, e estavam armados.

- Publicidade -

Assim que o dono da gráfica se apercebeu da situação, avisou o seu funcionário, Lilian Lepère, para se esconder. Foi o que o designer gráfico de 27 anos fez. Meteu-se dentro de um armário, por debaixo do lavatório. Ficou encolhido e às escuras durante mais de oito horas. Não se mexeu.

“Um dos atacantes abriu um armário ao lado daquele em que eu estava escondido e que não tinha nada de especial lá dentro. Estava a 50 centímetros de distância. Pensei que iriam verificar tudo. Ouvi a água a correr mesmo por cima da minha cabeça porque a tinha encostada ao lavatório. Vi a sua sombra pela pequena ranhura da porta, por onde entrava um pouco de luz… foi um momento surreal. Era exatamente como um filme”. Esta foi a descrição de Lepère à France 2, recuperada agora pelo “The Guardian”.

Lá dentro, não existia. Cá fora, o mundo já o conhecia

Rapidamente as autoridades chegaram ao local e com elas as televisões e as rádios francesas. Enquanto Lepère tentava desesperadamente não denunciar a sua presença, do lado de fora as televisões France 2 e a TF1, bem como a rádio RMC revelavam ao mundo que haveria alguém escondido dentro do armazém e que estaria em contacto com as autoridades. E, entretanto, a informação era confirmada por um vereador de Dammartin-en-Goële, Yves Albarello.

Lilian Lepère, que acabou por conseguir fugir quando a polícia invadiu o edifício, vai agora processar os meios de comunicação pela revelação, acusando-os de terem posto a sua vida em risco. As autoridades francesas já anunciaram que vão investigar o caso, segundo o “The Guardian”.

Em paralelo a esta investigação foi aberta uma outra relativa à cobertura mediática dos órgãos de comunicação franceses. Desta vez, em causa estão as revelações dos media sobre o ataque à mercearia judaica, que decorria em simultâneo ao ataque à gráfica.

História repetiu-se…

Durante as operações para pôr termo aos ataques, uma repórter do canal BFMTV anunciava: “Há uma pessoa, uma mulher, que poderá estar escondida num frigorífico desde o início do ataque. Provavelmente ainda lá está”. E realmente havia, mas não era só ela.

Na cave da mercearia um grupo de pessoas escondeu-se no frigorífico. A mulher em causa estava com o filho bebé. Estiveram escondidos quatro horas de joelhos e a tentar entreter a criança para que não fizesse barulho.

O grupo escondeu-se após Amedy Coulibaly ter entrado no local com uma kalashnikov. Matou quatro pessoas e fez vários reféns durante quatro horas.

Segundo o “The Guardian”, em fevereiro, o regulador de transmissões francesas censurou formalmente algumas das principais rádios e televisões nacionais devido à cobertura que foi feita dos ataques ao Charlie Hebdo, à gráfica e à mercearia, nos quais morreram 17 pessoas.

O regulador acusava os órgãos de comunicação de mostrarem um plano aproximado dos irmãos Kouachi mortos e de já antes terem revelado a sua identificação, apesar de um pedido das autoridades para que isso não fosse feito. Ainda no caso da BFMTV, o regulador teceu ainda críticas por divulgarem que estaria alguém escondido num frigorifico quando ainda decorria o ataque à mercearia.

RE

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.