Socialistas do Algarve e da Andaluzia querem reforçar cooperação transfronteiriça

ouvir notícia

.

António Eusébio liderou uma delegação do PS-Algarve que se encontrou em Sevilha com membros da direção do PSOE-Andaluzia para intensificar a cooperação entre os dois partidos, bem como concertar posições sobre projetos de interesse para as duas regiões fronteiriças.

Neste primeiro encontro após a eleição da nova direção do PSOE-Andaluzia, liderada por Susana Diaz, investida presidente da Junta de Andaluzia pelo Parlamento em 5 de setembro de 2013, as duas delegações decidiram intensificar a sua colaboração política. Entre os objetivos estão a permuta de informações, participação em eventos, troca de opiniões e concertação de esforços visando o desenvolvimento de projetos de investimento que promovam a criação de emprego e a sustentabilidade económica do sul da península ibérica.

Estas serão as principais prioridades do relacionamento entre as duas estruturas partidárias, perspetivando-se a realização futura de encontros temáticos sobre questões sociais e desenvolvimento económico. Tudo para potenciar esforços conjuntos para atacar as origens dos elevados níveis de desemprego que afetam ambas as regiões e promover boas práticas de combate à exclusão social, quer pelas entidades públicas regionais, quer pelos municípios do Algarve e da Andaluzia.

- Publicidade -

António Eusébio, líder do PS Algarve, considera esta postura de cooperação e de diálogo transfronteiriço “verdadeiramente estratégica para o cabal aproveitamento dos fundos do próximo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020”. E propôs que tal ficasse consignado nos manifestos programáticos a apresentar pelas estruturas regionais no âmbito da eleição do Parlamente Europeu, em maio, ficando igualmente acertada a participação de delegações do PSOE-Andaluzia e do PS-Algarve em ações políticas da próxima campanha eleitoral.

Relativamente aos fundos comunitários, as duas delegações assumiram o compromisso de desenvolver todos os esforços para garantir o desenvolvimento de projetos de interesse para as duas regiões, nomeadamente no eixo estratégico Faro–Huelva–Sevilha. Ambas as estruturas políticas consideram “de grande interesse” a ligação ferroviária entre Portugal e Espanha e decidiram criar de um grupo de trabalho permanente sobre infraestruturas comuns para assegurar o acompanhamento conjunto dos projetos e investimentos previstos e em curso.

O presidente do PS-Algarve, António Eusébio, foi acompanhado nesta reunião por Ana Passos (presidente das Mulheres Socialistas do Algarve), José Graça, Paulo Morgado e Porfírio Maia, membros do Secretariado da Federação Regional do Partido Socialista.

A delegação andaluza foi lidera pela presidente do PSOE de Andaluzia, Micaela Navarro, tendo ainda participado nos trabalhos os responsáveis de Política Institucional, Francisco Conejo, de Igualdade e Equidade, Elena Ruiz, e de Emprego, José Manuel Miranda, bem como representantes diretos da secretaria geral, Juan Manuel Anguas, e do secretário de organização, Juan Miguel Parra.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.