Tavira: Inaugurações e homenagens no Dia da Cidade

ouvir notícia

.

No âmbito das comemorações do Dia da Cidade, esta quarta-feira, o Município de Tavira tem previsto um programa que contempla diversas inaugurações, bem como a sessão solene com atribuição de medalhas de bons serviços e dedicação aos trabalhadores com 20 e 30 anos de serviço e de mérito municipal a cidadãos e entidades do concelho que se destacaram pelo seu percurso.

O programa inicia, pelas 10h00, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, seguindo-se a inauguração da requalificação da frente ribeirinha junto à Rua José Pires Padinha (troço lota/ Ponte dos Descobrimentos).

No montante de 153.493,38 euros, a intervenção visou a dignificação e valorização da zona, tendo para isso sido criado um passeio junto à margem direita, colocado novo mobiliário urbano, reforçada a iluminação pública, aplicados novos pavimentos e construído um muro junto à margem do rio. Dada a especificidade da zona, o muro foi edificado de modo a que os pescadores continuem a utilizar este espaço para instalação do seu material.

- Publicidade -

Na generalidade toda a área é pedonal. Destaca-se, contudo, a criação de três bolsas de estacionamento, sendo que uma destina-se, essencialmente, às cargas e descargas na lota, a outra para paragem de autocarro da carreira urbana e a terceira contempla 17 lugares de estacionamento para veículos ligeiros e um para pessoas com mobilidade reduzida.

Pelas 11h00, está agendada uma visita à obra de conservação e restauro da Ermida de São Roque, junto aos Bombeiros Municipais. Num investimento de 223.511,39 euros, os trabalhos neste templo prendem-se com a necessidade de atuar nas situações que acarretam maior risco para o estado global do imóvel de forma a evitar a perda de bens patrimoniais.

A intervenção incide ao nível da cobertura, das paredes e dos vãos de modo a retribuir as condições de estanquidade e parar o processo de degradação que se vinha a verificar. Pretende-se, ainda, a recuperação estrutural e exterior do edifício.

Segue-se, meia hora depois, a inauguração da sala de reservas do Palácio da Galeria, pelo valor de 64 mil euros.

O espaço, desocupado há já vários anos, não foi objeto de quaisquer obras, aquando da reabilitação do Palácio da Galeria. A sala encontrava-se em muito mau estado de conservação, quer externa e internamente, pelo que os trabalhos incidiram na remoção e limpeza do pavimento de madeira, remoção de vãos, limpeza geral do teto e das vigas, picagem de paredes, rebocos, enchimentos, impermeabilização em fundações e coberturas, revestimentos.

A concretização desta obra permite apoiar o Pavilhão Medieval e contribui para a dignificação da vila-a-dentro.

Ainda no período da manhã, pelas 12h15, o Centro Escolar da Horta do Carmo terá a sua inauguração oficial.

No montante de 2.493.956,61 euros, o espaço contempla doze salas e possui capacidade para acolher 290 alunos. Existe uma área comum de acesso às duas valências, nomeadamente, polivalente, refeitório, cozinha, bar, sala de atendimento, sala da associação de pais, vestiários do pessoal não docente, instalações sanitárias e outros espaços de acesso condicionado associados à cozinha.

O jardim-de-infância integra duas salas, um espaço polivalente, recreio coberto e todas as estruturas de apoio.

Este Centro inclui, ainda, um polidesportivo descoberto, terreiro, escorregas, torres para trepar, baloiços, zona de merendas, hortas pedagógicas, anfiteatro, pequeno bosque com percursos pedonais e pista de atletismo.

O programa retoma, na parte da tarde, pelas 14h00, com a inauguração do alargamento do acesso a Cabanas de Tavira.

Num investimento de 228.987,66 euros, a obra contemplou a inserção de novos passeios, o alargamento dos existentes e a criação de uma ciclovia, beneficiando as condições de circulação e segurança dos peões.

O troço intervencionado de 170 metros apresentava caraterísticas marcadamente urbanas, as quais foram objeto de estudo cuidado no sentido da sua preservação, segurança e conforto dos utentes, minimização do impacte nos terrenos limítrofes, compensação do movimento de terras e embelezamento da zona.

Esta intervenção era uma necessidade há muito esperada por todos, tendo a autarquia desenvolvido esforços para a sua concretização. Cabanas é uma localidade de forte atração turística, pelo que os trabalhos beneficiam o acesso a uma das zonas mais procuradas do concelho.

Esta obra é cofinanciada a 65% pelo Programa Operacional Algarve 21, no âmbito do QREN, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Ainda na freguesia de Conceição e Cabanas, decorrerá a inauguração pública da Creche e Centro de Dia “O Pontão”.

A obra resultou num investimento de 897.721,91 euros, tendo 42% do valor sido comparticipado pelo Município de Tavira, 50% pela Segurança Social e o restante pela Associação “O Pontão”.

A creche, constituída por seis salas, tem capacidade para acolher 69 crianças até aos três anos, estando a valência de Centro de Dia habilitada para receber 30 idosos.

De regresso a Tavira, pelas 15h00, a Associação de Armadores e Pescadores de Tavira (APTAV) inaugura os equipamentos de apoio existentes, na rampa varadouro da margem esquerda do rio Gilão.

Num investimento de 68.307,58 euros, foram instalados um guincho hidráulico e carro berço para movimentação de embarcações de pesca até 5000 kg e respetiva casinha de proteção, assim como uma sapata para fixação do guincho e uma viga de cabeceira. Estes apetrechos irão proporcionar uma melhoria substancial nas condições de limpeza e manutenção dos barcos.

A instalação dos equipamentos resultou de uma candidatura do Grupo de Ação Costeira ao PROMAR- Programa Operacional de Pescas.

O programa encerra, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, com a sessão solene, a qual contempla a distinção de funcionários com medalhas de bons serviços e dedicação grau prata (30 anos de serviço) e de grau cobre (20 anos de serviço). São atribuídas, também, medalhas municipais de mérito grau prata e cobre.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.