Tavira quer “Todos em Movimento”

Tavira integra a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e assinala o seu aniversário com o hastear da bandeira comemorativa dos 25 anos

ouvir notícia

Com o objetivo de fomentar hábitos de vida saudáveis e a prática desportiva na comunidade, a autarquia celebrou, em conjunto com associações locais, mais uma parceria com vista a implementação do Plano de Promoção da Atividade Física do Concelho de Tavira – Todos em Movimento, o qual estará em vigor entre outubro de 2022 e junho do próximo ano.

O Plano, com um investimento de 140.670,00 euros, visa dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar. Neste sentido, e de forma a coordenar todos os projetos e fazer o aconselhamento e encaminhamento da população, a autarquia informa que está disponível o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.

Os projetos, gratuitos e diversificados, abrangem públicos com faixas etárias distintas. ‘Crescer em Movimento’ (para crianças e jovens); ‘Põe-te a Mexer’ (para adultos dos 18 aos 55 anos); atividade física adaptada (para cidadãos portadores de algum tipo de deficiência); ‘XutosN’Bola’ (grupos informais de futsal) e ‘Viva+’ (para adultos com mais de 55 anos), são alguns dos programas da autarquia para a promoção da saúde e atividade física.

- Publicidade -

Em parceria com o ACES Sotavento serão também dinamizados os seguintes projetos: ‘Diabetes em Movimento’ (três sessões semanais de exercício físico); Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade (desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e o município de Tavira com vista a melhorar a qualidade de vida das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e Combate à Obesidade (avaliação, acompanhamento e encaminhamento dos utentes, a partir dos três anos, para os diferentes projetos de atividade física).

As iniciativas ‘Todos a Caminhar’ e ‘Tavira conVid’a a Pedalar’ são transversais a todos os programas. O primeiro projeto consiste em marchas/corridas semanais e o segundo em passeios guiados em bicicleta, ambos num calendário pré-definido que engloba todas as freguesias do concelho.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.