Tavira: Requalificação das Quatro Águas concluída daqui a um ano

ouvir notícia

.

A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa acaba de consignar a obra de requalificação das Quatro Águas, em Tavira, numa cerimónia que começou às 12h00 e que ainda decorre no salão nobre dos Paços do Concelho de Tavira.

A obra, inserida na intervenção de Requalificação e Valorização da Ria Formosa, tem como objectivo a requalificação e valorização do espaço público, em termos de ordenamento de tráfego e melhoria dos equipamentos e serviços existentes, eliminando elementos ambientalmente dissonantes e regularizando ocupações de espaços ribeirinhos que configuram situações de risco para pessoas e bens.

Esta intervenção “permitirá a dignificação deste interface privilegiado entre a cidade de Tavira e a Ria Formosa, concretamente no acesso à Ilha de Tavira e no desenvolvimento de actividades náuticas, e permitindo o estabelecimento de uma mais estreita relação dos cidadãos com os valores naturais em presença”, explicam os responsáveis da Polis Litoral Ria Formosa.

- Publicidade -

Abrangendo o acesso viário desde a zona do futuro porto de pesca de Tavira até ao cais de embarque das Quatro Águas, a intervenção criará condições para formas alternativas de mobilidade (circulação pedonal e de velocípedes) e melhorará as condições de amenidade no sítio das Quatro Águas, ao nível da vegetação, pavimentos e equipamentos, passando esta zona a constituir uma área nobre para a população, consagrada ao lazer e à fruição do contacto sensorial com o ambiente.

Paralelamente, será promovida uma maior disciplina e ordenamento da circulação e estacionamento automóvel, a par de uma melhoria das condições para a circulação de transportes públicos, dotando o espaço de estruturas adequadas para o embarque e desembarque de passageiros.

Em complemento, o projecto prevê a instalação de mobiliário urbano e equipamento associado à intervenção, iluminação pública e sinalização informativa, interpretativa e pedagógica.

Na sequência do concurso público decorrido a execução da empreitada foi adjudicada à empresa Vibeiras, pelo valor de 2.301.664,52 euros (+ IVA). A fiscalização da obra foi adjudicada à empresa GWIC, pelo valor de 69.818 euros (+ IVA).

A execução da obra tem um prazo previsto de 365 dias, sendo financiada através de capital social da Polis Litoral Ria Formosa (componentes Estado e Câmara Municipal de Tavira) e financiamento comunitário, proveniente do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), inserido no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A inaugurar no final de 2015, a requalificação das Quatro Águas permitirá a devolução desta área aos cidadãos, promovendo o seu reencontro com um dos seus elementos patrimoniais e ambientais mais valiosos, a Ria Formosa.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.