Tavira vai ter centros inovadores de vida saudável e envelhecimento ativo

ouvir notícia

Nuno Marques adiantou que ao abrigo de uma parceria com a Câmara local e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPAlg), a antiga estação agrária de Tavira vai receber um campus ligado à dieta mediterrânica e um centro digital de bem-estar e cuidado no envelhecimento.

Aquele responsável explicou que o “Campus Mediterranian Life” vai fazer a promoção da dieta mediterrânica e, “sendo Tavira reconhecidamente o local, em termos nacionais, que tem um selo de qualidade” deste estilo de vida saudável, foi o local escolhido para albergar este projeto.

Este é um campus que vai disponibilizar, para além de sessões de formação à população, seja ela mais jovem ou mais idosa, vai permitir visitar uma zona de uma quinta dedicada à produção de produtos da dieta mediterrânica, que fica localizada junto à antiga estação agrária de Tavira.

- Publicidade -

Nesta antiga estação existem 30 hectares que, para além da proteção das espécies da região, possibilitarão um contacto mais prático com este estilo de vida mediterrânico, desde a sua produção até à confeção e alimentação, a par da criação de circuitos, num espaço verde e aberto, onde serão feitos exercícios físicos para complementar o estilo de vida mediterrânico, precisou.

Em causa está, segundo o presidente do ABC, uma integração da questão da dieta mediterrânica na prevenção e na melhoria da qualidade e dos estilos de vida, que vai ser feita com base num protocolo a formalizar esta quarta-feira, 24, nas instalações da DRAPAlg em Tavira, numa cerimónia na qual está prevista a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

No mesmo local, vai ser criado, de forma complementar, um centro dedicado às questões do bem-estar com o desenvolvimento de terapias digitais, testado pela universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, que tem uma parceria com o ABC para a instalação do Wellbeing and Agecare Digital Center. Aqui fala-se de videojogos específicos, desenhados pela Marvel e pela Disney, para a Universidade John Hopkins, que já comprovaram em ensaios clínicos que têm uma grande capacidade de manutenção das capacidades físicas e cognitivas.

Segundo o presidente do consórcio que junta a Universidade e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, esta tecnologia permite também fazer reabilitação em situação de doença que ultrapassa os métodos tradicionais da fisioterapia e da estimulação cognitiva.

Nuno Marques disse que o ABC vai fazer a “gestão de forma completa” destes dois projetos, no âmbito das redes de envelhecimento que já estão implementadas no Algarve, “dando resposta a um desafio prático de execução” lançado pelo Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social.

“Isto irá também potenciar a possibilidade de um outro tipo de turismo – não ser só o sol e praia -, em que as pessoas que vêm vão poder fazer visitas a este centro”, afirmou, destacando o potencial dos projetos para a “diversificação da oferta” turística.

Segundo Nuno Marques, quer este centro da dieta mediterrânica, quer o centro das terapias digitais podem ser usados para a manutenção de capacidades físicas e cognitivas, no âmbito de um “envelhecimento ativo e saudável”.

Questionado sobre o investimento necessário, aquele responsável respondeu que estão em causa cinco a seis milhões de euros, que serão financiados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “já disponibilizadas e que poderão ser reforçadas com outras verbas do PRR e outros fundos europeus”.

O presidente do ABC estimou que o Wellbeing Agecare Digital Center esteja a funcionar no primeiro semestre do próximo ano, enquanto o Campus Mediterranian Life só em 2023 estará a funcionar em pleno, embora algumas atividades possam começar no próximo ano.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.