Teatro: “Barafunda” chega esta sexta-feira a Vila Real de Sto António

ouvir notícia

.

O Laboratório de Artes do Media Algarve (LAMA) e o te-Atrito apresentam a produção “Barafunda”, a partir de Raul Brandão, esta sexta-feira, dia 13, pelas 21h30, no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António.

O encenador João de Brito explica que o texto “O Doido e a Morte”, que deu origem a esta “Barafunda”, não foi escolhido com o intuito de ser reproduzido tal como foi escrito, mas sim para ser adaptado.

João de Brito considera que “algumas palavras são quase centenárias, mas as ‘linhas de força’ do texto são de uma actualidade desconcertante”. O encenador sublinha que o conteúdo resgatado nas palavras de Raúl Brandão questiona a importância da existência humana e retrata uma ideologia anarca e utópica em busca de um objectivo.

- Publicidade -

Outros dos temas são a emancipação da mulher, a crítica à influência do capitalismo no quotidiano, bem como a importância da arte na vida humana e a prática supérflua da religião. A obra que vai subir ao palco do Teatro das Figuras também põe em causa os valores sociais vigentes. Trata-se de questões “que se enquadram perfeitamente no padrão dos nossos dias”, frisa João de Brito.

“No papel de encenador interessava-me mais o trabalho de actor e a extensão das suas capacidades e ferramentas, tais como a imaginação, improvisação, voz, corporalidade. Incidindo nas personagens de ‘O Doido e a Morte’, fomos criando uma narrativa, quebrada pela desconstrução dos próprios actores, retratando episódios que muitas vezes acontecem nos ensaios”, acrescenta o encenador.

A peça, com encenação de João de Brito, é interpretada por André Canário, Laura Pereira e Pedro Monteiro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.