Temporal: Partidos políticos apelam a uma resposta urgente por parte do Governo

ouvir notícia

Esta terça-feira, em visita às zonas mais afetadas pelo temporal da passada sexta-feira, Cecília Honório, deputada do Bloco de Esquerda, chamou a atenção para a necessidade de ser feita uma rápida avaliação ao conjunto das carências sentidas nos concelhos de Lagoa e de Silves para serem concedidos apoios específicos e efetivos às populações atingidas, por parte do Estado, num cenário em que estas não possam, por meios próprios, recuperar os bens, atividades e habitações afetados.

“Numa região assolada pela mais elevada taxa de desemprego do país e pelo agravamento diário da pobreza, que conheceu neste verão o flagelo dos incêndios de Tavira e S. Brás de Alportel, esta tragédia deve merecer toda a atenção”, frisa a parlamentar.

As estruturas regionais do PS e do PSD também apelaram esta semana a uma resposta urgente por parte do Governo às populações afetadas.

- Publicidade -

“O PSD/Algarve faz um apelo às entidades nacionais, nomeadamente ao Governo de Portugal, para que sejam ágeis e prontas na resposta a dar às populações afectadas”, lê-se num comunicado enviado às redações.

Os sociais democratas garantem que têm acompanhado de perto a evolução da situação e deixam “uma nota de apoio e estimulo a todos os que foram directamente afectados por este fenómeno atmosférico”. No mesmo sentido, sublinham, ainda, a “prontidão e adequação da resposta dos serviços locais, regionais e nacionais de Protecção Civil, bem como dos Bombeiros”.

O PSD/Algarve destaca, ainda, o trabalho que tem sido levad a cabo pelas autarquias de Lagoa e Silves que “têm sido incansáveis no apoio directo às populações”.

O presidente da Federação do Algarve do PS, António Eusébio, deslocou-se no sábado às zonas afetadas para conhecer no local os efeitos do fenómeno climatérico.

De acordo com o líder dos socialistas algarvios, “a informação recolhida permitirá que o PS/Algarve desenvolva contatos tendentes à chamada de atenção dos órgãos do Estado, em particular da Administração Central, para as necessidades das comunidades afectadas e para a urgência da disponibilização de respostas de auxilio àquelas populações”.

O responsável socialista deixou, ainda, “uma palavra de apreço para com os autarcas, forças de segurança e de socorro e demais instituições públicas e privadas que, desde o primeiro momento, prestaram ajuda às vítimas do mau tempo”.

Numa mensagem de esperança, António Eusébio afirma-se, “convicto de que os algarvios saberão, nesta como noutras situações anteriores de dificuldade, ultrapassar os efeitos negativos registados em resultado do temporal” e sublinha o desejo de que “se reúnam todas as condições para o auxílio e rápida recuperação das vítimas e danos registados”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.