Ténis regressa a VRSA “ao mais alto nível” com open internacional

Estas provas estão inseridas no calendário da Federação Internacional de Ténis (ITF World Tennis Tour)

ouvir notícia

O ténis vai estar de regresso a Vila Real de Santo António (VRSA) “ao mais alto nível” com o Open Internacional que vai decorrer de 5 a 19 de fevereiro, segundo disse esta segunda-feira, dia 31 de janeiro, o vereador do desporto da autarquia, Álvaro Leal, durante a conferência de Imprensa de apresentação do evento.

A iniciativa, coorganizada pelo Clube de Ténis de Vila Real de Santo António, pelo município e pela Federação Portuguesa de Ténis, está inserida na estratégia da autarquia através da taxa turística, que “vai trazer notoriedade e profissionais” desta modalidade.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, este evento “de grande qualidade” vai também trazer “prestígio ao clube de ténis e ao nosso concelho”.

- Publicidade -

“A nossa aposta insere-se nesta ótica de apoiar grandes eventos, que na época baixa atraiam pessoas que venham ocupar a nossa hotelaria, que venham conhecer o nosso território e que venham também fazer compras no nosso comércio”, salienta.

O autarca socialista relembra ainda que “o município passa por dificuldades financeiras” e que tem de ser feita “uma aposta criteriosa nos eventos” que apoia.

O uso da taxa transfronteiriça neste tipo de iniciativas serve para “criar cada vez mais melhores condições” para os visitantes de “todas as épocas”, mas “sobretudo na época baixa”.

“A taxa turística é para isto mesmo, para promover o concelho, criar condições condignas no espaço público, nas questões da higiene e no arrumo, além de considerarmos um bom investimento com esta aposta no desporto”, refere.

Álvaro Araújo recorda que este tipo de apostas com a taxa turística aplicada no concelho já foi feita por este executivo noutras iniciativas como as festas de passagem de ano ou na edição da Volta ao Algarve em bicicleta do ano passado, que passou pela sede de concelho.

Ainda durante este ano, o presidente da autarquia promete que outros “eventos de qualidade vão acontecer no concelho graças à disponibilidade da taxa turística, sem a qual o município, com o nível de endividamento que tem, não teria disponibilidade financeira para apoiar”.

Para o futuro deste torneio, um dos objetivo é “aumentar o prémio monetário”, situado agora nos 50 mil dólares, 25 em cada competição.

Álvaro Araújo pretende ainda que o torneio seja também “um incentivo para as camadas jovens, para que cada vez mais pratiquem desporto diferenteciado” e que “não se dediquem só ao futebol”, mas também a outras modalidades como o ténis “que tem grandes tradições em Vila Real de Santo António”.

Evento vai atrair centenas de pessoas

Segundo o técnico do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António, Vítor Palma, o torneio vai acolher diariamente “entre 600 e 700 pessoas” desde jogadores, treinadores, familiares e curiosos.

“Em cada uma das semanas vamos ter cerca de 100 jogadores profissionais, divididos em três competições, ou seja, haverá uma prova de qualificação com 48 atletas, seguido de um quadro que apura seis jogadores e ainda uma prova de pares masculinos com 32 participantes”, explica.

O também professor daquela modalidade desportiva prevê “uma enchente no clube”, com jogadores de 35 nacionalidades diferentes de países como Argentina, Brasil, Equador, Austrália, Suíça, Japão, Ucrânia ou Estados Unidos da América, vindos de todos os continentes, existindo uma lista de espera com mais de 330 inscritos.

Vítor Palma

“Tivemos uma adesão espetacular. Estamos no início da temporada e os jogadores procuram os primeiros pontos para conseguirem subir no ranking e participarem em provas mais difíceis”, acrescenta.

Vítor Palma acredita ainda que o torneio “vai ser um sucesso”, tendo recebido também uma “adesão enorme em termos de patrocinadores”, que ajudaram o clube a “conseguir melhorar as instalações e a remodelar o piso”.

A organização apostou também pela divulgação do torneio em Espanha, uma vez que em Ayamonte esta modalidade deixou de existir.

Estas provas estão inseridas no calendário da Federação Internacional de Ténis (ITF World Tennis Tour) e os jogos vão ser disputados entre as 09:00 e as 19:00, com transmissão televisiva, entre os dias 5 e 12 de fevereiro e 13 e 19 do mesmo mês.

A competição contará com a participação dos atletas portugueses Gonçalo Oliveira, Duarte Vale, Fábio Coelho, Gonçalo Falcão, Pedro Araújo e Tiago Pereira, além do francês Valentin Vacherot e o checo Dominik Kellovsky.

A conferência de Imprensa de apresentação do evento decorreu no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e contou ainda com a participação do vice-presidente da autarquia, Ricardo Cipriano, e do presidente do Clube de Ténis da cidade, Joaquim Ribeiro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.