Três noites de marchas populares em Quarteira

ouvir notícia

.

Esta sexta-feira à noite, bem como nas noites de 23 e 28 de junho, Quarteira recebe mais uma edição dos Santos Populares, com o desfile de oito marchas em representação das principais artérias da cidade, a partir das 21h00, na Avenida Marginal.

Tradição fortemente enraizada na comunidade local, este evento tornou-se ao longo dos anos um verdadeiro cartaz turístico da cidade e da região algarvia nesta época do ano.

A Rua da Cabine traz este ano o tema “Viva Quarteira”, com uma coreografia que pretende enaltecer esta antiga vila piscatória que é hoje um dos principais centros turísticos do Algarve: “a Quarteira dos quarteirenses é rainha da varina e do pescador”.

- Publicidade -

Este ano, a Mulher está em destaque na apresentação da Marcha Poeta Pardal. “É a Mulher Portuguesa” é o mote lançado pelo grupo que irá recordar a tradição secular dos lencinhos bordados à mão pelas jovens mulheres que ofereciam aos seus namorados quando estes partiam para o Ultramar, como prova do seu amor.

A Marcha da Rua do Outeiro, uma das pioneiras nos Santos Populares de Quarteira, no ano de 2015 escolheu prestar homenagem à sua cidade com o tema “Quarteira é Rainha”, pois apesar de para muitos poder ser varina, o seu povo a coroa de rainha.

As Florinhas de Quarteira representam um grupo fundado a título paroquial que nasceu há 29 anos, pela mão da Irmã Rosa Santos, com a particularidade de integrar apenas meninas e jovens raparigas. “Florinhas Moiras de Encantar” é o tema que os 51 elementos do grupo irão apresentar.

“Raiz do passo” é o tema escolhido pela Rua Gago Coutinho e que representa os primeiros passos nas danças para a riqueza cultural de qualquer país. Dança que é, de resto, um dos elementos fundamentais daquele que é o maior evento desta cidade. Vão marchar por este grupo 50 elementos, com idades compreendidas entre os 6 e os 54 anos.

No ano em que completa as Bodas de Prata, a Marcha Vasco da Gama apresenta o tema “O Algarve e as suas riquezas”. Este desfile vai retratar, através das roupas e acessórios dos marchantes, “esta maravilha de mar banhado em sol e areia dourada”, sem esquecer a serra algarvia, as chaminés e amendoeiras em flor que são verdadeiros postais turísticos da região.

A Marcha de Vilamoura tem sido marcada pela extravagância dos temas e, no ano de 2015, não fugirá à regra. Com ”Quando o telefone toca…” Vilamoura decide trazer a frescura e muita alegria ao regressar às décadas de 60, 70 e 80, apresentando os grandes êxitos nacionais que marcaram essas gerações e que muitos apelam para que voltassem. O grupo irá homenagear José Matos Maia, que foi não só um dos principais locutores dos discos pedidos, como também deu um importante contributo para Quarteira a nível teatral.

As crianças também participam neste desfile e nesta edição a Marcha Infantil da Fundação António Aleixo leva o tema “Os 20 anos da Fundação António Aleixo”. “São 20 anos de belas memórias repletas de histórias, de amor e paixão e dedicação daqueles que, de segunda a domingo, de janeiro a dezembro, ao longo destes 20 anos, fizeram e fazem a história desta Instituição”.

A Marcha Infantil da Fundação António Aleixo é um projeto que, desde 2003, desfila em Quarteira com toda a sua jovialidade. Este ano, mais uma vez, meninas e meninos, vestidos a rigor, cantarão em uníssono em memória do poeta António Aleixo a vontade de perpetuar a obra e a essência desta Fundação.

Nos três dias de festejos – Stº António, S. Pedro e S. João – centenas de quarteirenses vão marchar para uma plateia de milhares de pessoas que, ano após ano, transforma este evento num dos maiores do género a sul do País.

Este desfile é uma organização da APROMAR, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.