Tuberculose doença e vacinação

Em abril de 2022, em carta dirigida à Direção Geral de Saúde, como médico pediatra e como cidadão, manifestei a minha grande preocupação, pelo facto de constatar a chegada diária de refugiados, quer de países de leste, quer de países do continente asiático e africano, regiões onde a taxa de tuberculose é elevada e onde a prevenção através da vacinação é escassa ou nula. Avancei até com uma proposta de reiniciarmos a BCG, vacina contra as formas graves de tuberculose nos recém-nascidos em todas as nossas maternidades, cancelado 7/8 anos antes. Nessa mesma ocasião, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia manifestou também a sua preocupação, pela elevada taxa de mortalidade por tuberculose na Europa. Muito pouco tempo depois, recebi da Sra. Directora da DGS, resposta extensa, que me informava com muita estatística e com dados recentes, que tudo estava sob controle e que não havia necessidade de voltarmos à vacinação de todos os recém-nascidos.

Agradeci a prontidão da resposta, mas manifestei o meu desacordo e insisti na minha proposta, que mantenho. Envio cópias de todos estes documentos, que testemunham os factos. Qual não é o meu espanto, que num noticiário recente (não tem mais que 8-10 dias), vi e ouvi uma reportagem sobre a doença tuberculose, naturalmente muito preocupante, onde era referido o aumento significativo da doença no nosso país, a dificuldade no diagnóstico e tratando-se de uma doença infectocontagiosa, os problemas subsequentes e a tarefa árdua da prevenção. Assisti até às queixas de um doente, com tuberculose, mineiro com silicose, que dissertou sobre a mortalidade precoce das pessoas com silicose. Lamentava-se o senhor, que já não lhe bastava a silicose, senão agora, ainda mais a tuberculose. Fiquei estupefacto, mas a minha previsão infelizmente não falhou. A Sra. Directora geral de Saúde não falhou, os “controladores” é que falharam. Ainda agora vi e ouvi a notícia sobre os casos de tuberculose em Portugal. Não vou fazer mais nenhum comentário, a não ser reforçar a minha anterior proposta, isto é, VACINA BCG JÁ A TODOS OS RECÉM-NASCIDOS NAS NOSSAS MATERNIDADES E UM MAIOR E EFICAZ CONTROLE! Sempre ouvi dizer que “MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR”!

Portimão, 22 de Março de 2024

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.