U-35, um submarino alemão afundado há 100 anos no Algarve

ouvir notícia

O submarino alemão U-35 espalhou o terror na costa algarvia durante a I Guerra Mundial

Qual o mistério guardado pelo submarino alemão U-35 afundado no final da I Guerra Mundial ao largo de Lagos? Esta é questão que os investigadores da Escola Naval vão tentar responder depois de concluídos os trabalhos científicos na costa algarvia. Só num dia, o submarino alemão afundou quatro navios entre Lagos e Sagres, um episódio que ficou para a história

 

Já se sabia que o mar turístico esconde guerras que nem os mergulhadores conseguem decifrar, mas este caso ainda é mais intrigante. No dia 24 de abril de 1917, a costa algarvia foi palco de uma cena digna de um filme de Hollywood. Estávamos em plena I Guerra Mundial (só terminaria a 11 de novembro de 1918) quando o submarino U-35, comandado por Lothar von Arnauld de la Perière, fez o impensável: afundou quatro navios de várias nacionalidades na costa algarvia, entre Lagos e Sagres: o “Nordsoen” dinamarquês, o “Bien Aime Prof. Luigi” italiano, o “Torvore” e o “Wilhelm Krag” ambos noruegueses, e ainda, danificou o “Triana” espanhol. Tudo no mesmo dia…!

- Publicidade -

Ainda nessa mesma semana, o submarino alemão da I Guerra afundou mais quatro navios, até que o afundaram. E ele lá está, bem no fundo do mar algarvio.

Estes locais são hoje obrigatórios para os mergulhadores e historiadores, que querem proteger um património histórico…

(Toda a informação na última edição do JA – nas bancas a partir de 10 de setembro)

Nuno Couto/Ja

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Julgo existir uma imprecisão na V/notícia. O U35 que foi comandado pelo ás dos submarinistas alemães, Lhotar von Arnault de la Perière, não foi afundado na nossa costa, presumo até que tenha chegado incólume ao fim da guerra.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.