UALg homenageia Maria Veleda com mostra filatélica

ouvir notícia

A Biblioteca da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, vai inaugurar uma Mostra Filatélica Comemorativa dos 140 anos do nascimento de Maria Veleda, figura incontornável da história algarvia.

A mostra abre ao público no dia 1, a partir das 16h00, altura em que será apresentado um carimbo comemorativo na presença de Pedro Rodrigues do CTT, do diretor da Biblioteca, Rosa Mendes, e do presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Filatelia, António Borralho.
Durante duas horas, entre as 16h00 e as 18h00, a biblioteca “vestirá o papel de estação de correios”, sendo todas as cartas ali expedidas marcadas com o carimbo único criado para o efeito.

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser encontradas no seguinte blog: http://nucleofilateliafaro.blogspot.com/.

- Publicidade -

Recordar Maria Veleda

O assinalar dos 140 anos do nascimento de Maria Veleda são também o recordar e homenagear uma farense que se destacou como escritora, professora, feminista, republicana e livre-pensadora. Nascida em 1871, em Faro, Maria Veleda pugnou durante a sua vida pela defesa dos ideais da liberdade, igualdade e democracia, tendo tipo uma intensa participação política a favor da implantação e consolidação da República. “Foi pioneira da luta pelos direitos jurídicos, civis e políticos das mulheres e desenvolveu uma constante atividade como educadora e pedagoga. É uma das mais notáveis mulheres farenses de todos os tempos”, recorda a Universidade do Algarve em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.