Últimas sondagens apontam para uma segunda volta nas presidenciais do Brasil

ouvir notícia

Cerca de 134 milhões de brasileiros começaram hoje a votar (quando eram 11h00 em Lisboa), para a primeira volta das presidenciais em que Dilma Rousseff, escolhida por Lula da Silva, é favorita.

A primeira assembleia de voto abriu na ilha de Fernando de Noronha, no Atlântico, indicou à AFP o tribunal eleitoral de Pernambuco.

- Publicidade -

A dúvida é se Dilma, de 62 anos, vai ser eleita hoje, à primeira volta, ou se será necessária uma segunda ida às urnas, dia 31 de Outubro. O seu principal adversário é o social-democrata José Serra, de 68 anos.

Segundo duas sondagens publicadas ontem à noite, Dilma Roussef poderá ter necessidade de uma segunda volta, frente a Serra, enquanto a ecologista Marina Silva, de 52 anos, continua na terceira posição, com 17 por cento.

O Instituto Datafolha dá a Dilma Rousseff 50 por cento dos votos válidos contra 31 por cento para José Serra e 17 por cento para Marina Silva, num inquérito com 2 por cento de margem de erro.

Também segundo a sondagem Ibope/Estado/TV Globo, Dilma aparece no fio da navalha: 51 por cento dos votos válidos, contra 49 por cento dos seus adversários – a hipótese de segunda volta aparece dentro da margem de erro.

Na hipótese de segunda volta, Rousseff conseguiria 51 a 52 por cento dos votos válidos e Serra entre 37 e 40 por cento, segundo as duas sondagens de ontem à noite referidas pela AFP.

Governadores de São Paulo, Rio e Minas devem ser reeleitos

Os Governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem ser hoje reeleitos à primeira volta, segundo as últimas sondagens do instituto Datafolha.

Os estados são ainda os três maiores colégios eleitorais do país, mas em dois deles, o voto para governador irá para candidatos rivais do Partido dos Trabalhadores de Dilma Rousseff.

Geraldo Alckmin, do PSBD, partido da Social Democracia Brasileira, o principal partido da oposição ao Governo Lula, deverá ser reeleito em São Paulo com 55 por cento segundo a última sondagem, contra o rival do PT, Aloizio Mercadante (28 por cento na sondagem).

E em Minas Gerais, Antonio Anastasia, também do PSDB, deverá obter 55 por cento dos votos, segundo a Datafolha, contra o rival Hélio Costa, do PMDB, Partido do Movimento Democrático Brasileiro, apoiado também pelo PT nacional (contra a vontade do PT mineiro).

Quanto a Sérgio Cabral, o governador do Rio de Janeiro, do PMDB (Partido Movimento Democrático Brasileiro), a última sondagem prevê a reeleição com 67 por cento dos votos, uma vantagem enorme numa corrida contra o seu adversário dos Verdes, Fernando Gabeira.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.