Um projeto que foi “muito mais que um rio”

Capacitação, investimento, inovação e promoção foram os eixos principais do projeto "Choose Guadiana", apresentado pela Associação Odiana em 2020, com a participação de cerca de 30 entidades e empresas. Um concurso de ideias, a promoção de atividades náuticas e turísticas, uma visita ao Salão Náutico de Barcelona, a divulgação do território e setor através de um vídeo e ainda a "Guadiana Academy" foram algumas das atividades que fizeram parte deste projeto

ouvir notícia

Foi a 20 de maio de 2020, no Dia Europeu do Mar, que a Odiana – Associação de Desenvolvimento do Baixo Guadiana deu o primeiro passo do projeto “Choose Guadiana”, que tinha como objetivo principal “identificar, envolver e capacitar o setor empresarial, seja no rio, mar ou albufeira”, dedicado à “qualificação e dinamização do setor mar, no Baixo Guadiana, organizando a oferta existente sob uma estratégia coletiva assente na marca” e que estivesse de mãos dadas com o setor turístico.

Outro dos objetivos principais deste projeto era “consolidar o destino com uma imagem sólida e uma oferta diversificada, que permitiu colmatar as assimetrias entre o interior e o litoral, e por fim, atenuar a sazonalidade”, segundo a associação.

O projeto esteve assente e foi estruturado em quatro eixos principais de atuação como o mar e rio enquanto fonte para a capacitação e qualificação das pequenas e médias empresas, fonte de atividade económica e investimento empresarial, fonte de inovação para novos produtos e serviços e, por fim, enquanto destino de eleição náutica e desportiva.

- Publicidade -
Algumas das atividades da iniciativa “Guadiana Weekend” decorreram em Alcoutim

Concurso de ideias de negócio
No âmbito do “Guadiana Lab”, um concurso de ideias de negócio relacionado com a economia do mar e rio no Baixo Guadiana, havia o objetivo de “estimular a inovação, empreendedorismo e qualificação do tecido empresarial”.

Os participantes deste concurso, vencido pela Nautiparque, estavam habilitados a ganhar ações de high coaching empresarial, um cheque de 2500 euros e planos de negócio, mas para isso tinham de apresentar projetos, produtos ou serviços “que contribuam para a introdução de inovação, conhecimento e identificação de oportunidades em torno do setor da economia do mar/rio no território do Baixo Guadiana algarvio, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António”.

Duas centenas participaram no “Guadiana Weekend”
Para dinamizar e valorizar a economia do rio e dos seus empresários, foi organizada a iniciativa “Guadiana Weekend” entre os dias 10 e 11 de setembro do ano passado, disponibilizando gratuitamente várias experiências náuticas e turísticas em todo o território do Baixo Guadiana.

Cerca de duas centenas de pessoas fizeram passeios de barco, kayak, tirolina, flyboard, girocóptero, spa salino, passeios de jipe e paddle surf.

Esta iniciativa pretendeu “divulgar as empresas que operam no território, potenciando a economia local e a sua promoção”, com a participação dos operadores turísticos do território Água Mãe, Fun River, Guadiana Extremme, Limite Zero, Rio Sul Travel, Sky Xpedition e Transguadiana.

Comitiva do projeto visitou o “Salão Náutico Internacional de Barcelona”

Visita a Barcelona
Poucos dias depois, entre 13 e 15 de outubro, vários empresários e entidades que participaram no projeto viajaram até ao Salão Náutico Internacional de Barcelona, onde ficaram a conhecer o certame, os expositores e a complementaridade dos segmentos turísticos e desportivos, ao mesmo tempo que foi providenciada uma carteira de contactos.

Filme promocional do território
No final do mês de outubro de 2022 estreou o filme promocional “Choose Guadiana”, que teve como pano de fundo a paisagem e o património, focando a empresas do território.

O vídeo “reflete a importância do cluster rio e mar no território, nomeadamente nos concelhos de
Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António” e tem como objetivo “promover os recursos e a oferta do tecido empresarial, de forma a potenciar negócios, captar investimento e angariar mais clientes”.

Disponível na sua versão teaser e noutras três de três minutos, o vídeo contém legendagem em português, inglês e espanhol e será distribuído a nível internacional e nacional nos mais variados canais de comunicação, certames especializados e eventos setoriais.

Capacitar empresários
O projeto desenvolveu ainda a atividade “Guadiana Academy”, com o objetivo de promover a capacitação e visitas aos territórios para importação de boas práticas, além de qualificar, melhorar, especializar e diversificar a oferta.

Na área da qualificação decorreu uma ação de capacitação de Economia Azul, incluindo outras iniciativas online sobre liderança, marketing digital, tecnologias, animação turística e atendimento.

Em novembro do ano passado decorreram ainda visitas a casos de sucesso nacionais como é o caso da Expoalimenta, em Matosinhos, e ao território de Cadiz, em Espanha, na vertente do benchmarking e benchlearning.

O território do Alqueva também recebeu os participantes do “Choose Guadiana”, na área do desenvolvimento náutico, enquanto no da área náutica e desportiva foi visitado o Centro de Alto Rendimento do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa.

O projeto incluiu várias visitas pelo país entre elas ao Centro de Alto Rendimento do Pocinho em Vila Nova de Foz Côa

Sucesso
O projeto “Choose Guadiana” chegou ao fim no dia 24 de janeiro, com uma sessão que decorreu numa unidade hoteleira da Praia Verde, no concelho de Castro Marim.

“O Choose Guadiana foi um compilar de diversas atividades em prol do rio, da promoção do rio e da capacitação de todos os empresários que com o rio e em volta do rio trabalham”, afirmou a diretora executiva da Odiana,
Catarina Cavaco, assegurando que o feedback dos participantes foi “bastante positivo” e permitiu melhorar o contacto entre os diversos atores que operam no território.

A responsável considerou ainda que, “se fosse hoje o início, não seriam só 30, haveria certamente 40 ou 50” devido ao efeito do “passa-palavra” e dos “objetivos e resultados tão bons e tão concretos” que o projeto permitiu alcançar.

No final da iniciativa, foi anunciado o vencedor do “Guadiana Lab”, que premiou com 2500 euros a Nautiparque, um projeto destinado a fazer passeios no rio com enfoque na sustentabilidade e na proteção ambiental.
“A marca Nautiparque cativou o júri por ser algo diferente do que estamos habituados aqui no território, ao terem atividades náuticas de acordo com toda a economia azul e a economia verde, com a sustentabilidade, tendo patente as alterações climáticas. E precisamos de ter isso bem presente nos dias de hoje para termos um melhor futuro amanhã”, justificou.

Entre os finalistas esteve também um projeto destinado a criar snacks para animais através de “desperdícios de restaurantes e do rio e as plantas do território, como a salicórnia” e outro que propõe a reconversão de uma salina tradicional para um centro interpretativo que mostre o trabalho artesanal feito em Castro Marim.

O Choose Guadiana é um projeto apoiado pelos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentado ao Aviso ALG-53-2018-22 financiado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020 (SIAC Qualificação) – 60%), com término a janeiro de 2023.
G.D.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.