Uma semana e meia para celebrar o Dia do Município de Loulé

ouvir notícia

As celebrações do Dia do Município de Loulé, assinalado a 13 de maio, vão ser alargadas este ano para uma semana, entre 7 e 16 de maio, anunciou a autarquia.

Esta sexta-feira, as comemorações têm início com a inauguração da primeira fase dos Passadiços Loulé Litoral, entre a Quinta do Lago e a Praia do Garrão, com a participação do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes.

No sábado regressa a Mostra de Cinema Social MONSTRARE, com a apresentação do filme “Submissão”, de Leonardo António, no Cineteatro Louletano, enquanto no dia seguinte é a vez do espetáculo “Faces do Acordeão.

- Publicidade -

Entre os dias 10 e 14 de maio, o Conservatório de Música de Loulé transmite, em streaming a partir das 20:00, concertos dos alunos da instituição.

Já entre 10 e 15 de maio, o Palácio Gama Lobo estará de portas abertas para visitas guiadas, com inscrições abertas através do telefone 289400829 ou do e-mail [email protected].

A 10 de maio, pelas 16:00, vai decorrer um webinar em parceria com a AREAL, com o tema “Saiba mais sobre as comunidades de energia renovável”.

No dia seguinte, pelas 18:00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe a cerimónia de entrega dos prémios da iniciativa “Desafios de Loulé”.

No dia 12, assinala-se o Dia da Proteção de Civil de Loulé, com a condecoração de 49 elementos do Corpo Municipal de Bombeiros, pelas 10:30.

De seguida, vão ser apresentados e entregues à GNR, Junta de Freguesia de Salir e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim os veículos que vão funcionar no verão, para a defesa da floresta contra incêndios.

Pelas 18:00, o auditório do Centro Autárquico de Quarteira vai receber a cerimónia de prémios de “Reconhecimento Escolar” e “Cidadão de Mérito da Freguesia de Quarteira”.

No dia seguinte, celebra-se a “Quinta-Feira da Espiga”, o Dia do Município de Loulé e o 22.º aniversário de Elevação de Quarteira a Cidade.

Em Quarteira, serão inauguradas duas intervenções de reabilitação urbana, na Avenida da Alameda da Praia da Marina e a segunda fase do Passeio das Dunas, a partir das 11:00.

Pelas 17:30, em frente ao antigo edifício da lota de Quarteira, será inaugurada a exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”, em parceria com a Direção Geral do Património Cultura, o Museu Nacional de Arqueologia e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa da Espiga vai decorrer em formato online, com a transmissão em direto de algumas atividades.

À noite, pelas 20:30, serão atribuídas Medalhas de Honra e de Mérito numa cerimónia solene, a 210 profissionais do Serviço Nacional de Saúde do concelho, que estiveram na linha da frente do combate à covid-19.

A 15 de maio, Lídia Jorge vai receber o Grande Prémio de Crónicas e Dispersos Literários da Associação Portuguesa de Escritores, pelas 10:30, na sala da Assembleia Municipal.

Nesta noite, o Cineteatro Louletano recebe a peça “A Noite de Molly Bloom”, pela Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), enquanto no dia seguinte será um concerto do músico Tiago Bettencourt.

“Do litoral ao interior, da cultura à ação ambiental, das obras municipais à proteção civil, são muitos os motivos e os momentos desta Semana do Município. Loulé e as suas gentes merecem celebrar da melhor forma as suas conquistas, depois de um ano com muitas restrições e a exigência de muitos sacrifícios. Por isso, apelamos ao envolvimento de toda a comunidade mas, naturalmente, com as precauções que a pandemia ainda exige”, refere o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.