Unidade Móvel de Saúde leva cuidados médicos às aldeias

ouvir notícia

.

A viatura da Unidade Móvel de Saúde já chegou ao município de Vila do Bispo. Numa altura em que escasseiam os serviços médicos nas zonas rurais, o equipamento assume-se como uma resposta da autarquia no sentido de resolver problemas graves de falta de serviços médicos e de enfermagem no concelho

O problema é mais sentido nas freguesias e nas localidades mais recônditas do município de Vila do Bispo, onde vivem centenas de idosos isolados e com dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Foi para dar resposta a esta população mais envelhecida e isolada de tudo e de todos que a Câmara de Vila do Bispo adquiriu uma viatura da Unidade Móvel de Saúde (UMS), num investimento que ascendeu aos 74 mil euros.

“Esta medida que tem como objetivo melhorar a cobertura da prestação de cuidados de saúde à população do município de Vila do Bispo”, adiantou a autarquia, que apresentou oficialmente a viatura médica à população do concelho, na passada sexta-feira, numa cerimónia que marcou o arranque das comemorações do Dia do Município, que se celebrou a 22 de janeiro.

- Publicidade -

A câmara municipal frisa que esta foi a resposta encontrada para as populações mais frágeis e idosas que têm dificuldade em se deslocar, numa altura em que se assiste ao encerramento de serviços nas zonas rurais e do interior.

“A UMS é uma viatura adaptada e equipada que possibilita a prestação de cuidados de saúde, utilizada por uma equipa de profissionais disponibilizada pelo centro de saúde local e que tem como principais objetivos a prevenção, a vigilância da saúde e a prestação de cuidados de saúde à população, em especial à mais idosa e ou com dificuldade de acesso àquela unidade de saúde”, refere a autarquia.

A aquisição da viatura médica foi possível graças a um protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Administração Regional de Saúde do Algarve (ACES Barlavento), no mês julho de 2011.

A autarquia fica com a responsabilidade de assegurar o motorista, o combustível e a manutenção, enquanto o ACES compromete-se a disponibilizar o pessoal de enfermagem e outros profissionais do centro de saúde para o funcionamento da UMS e a fornecer os equipamentos necessários à prestação de cuidados.

Os responsáveis preparam-se, agora, para identificar as populações com necessidades de saúde que possam beneficiar com a utilização da UMS.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.