URAP apresenta livro sobre as mulheres presas durante a ditadura em VRSA

O coordenador da URAP participará no evento de apresentação

ouvir notícia

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e a Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) unem-se na apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”, agendada para o dia 16 de dezembro, sexta-feira, pelas 17h30.

A obra apresenta-se como “uma homenagem a todas as mulheres portuguesas que, em tempos de medo, silêncio e opressão, combateram a ditadura fascista”.

O livro, que pretende ser um contributo para “resgatar de um relativo esquecimento o relevante papel das mulheres no combate à Ditadura fascista”, inclui em anexo uma listagem com o nome de 1.755 mulheres presas nas cadeias do fascismo, que constam no Registo de Presos (PVDE/PIDE), com cerca de 30 mil registos e nos arquivos da PIDE consultados na Torre do Tombo.

- Publicidade -

José Pedro Soares, ex-preso político e coordenador da URAP, descreve o conteúdo do livro como “um estudo sobre a mulher sob o fascismo, nas cadeias e na participação em três fugas, nas lutas sociais e nos combates pela democracia”.

Os capítulos de “Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo” são marcados por textos ou poemas escritos por mulheres que divulgam as organizações femininas existentes à época com cartas que falam “das mães que caminharam para as prisões e publicam uma crónica de um tempo sombrio”.

O livro termina com a chegada de Abril, da liberdade, da democracia, do reconhecimento legislativo da igualdade – na prática ainda não totalmente conquistada.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.