Vai Andando Que Estou Chegando

Volto a Mário Soares. Fui surpreendido pela sua anunciada morte apesar das notícias sobre o seu estado de saúde anunciarem o pior. Mas a morte é a pior das notícias sobre quem quer que for. Na circunstância, tratava-se de uma personagem que na resistência à ditadura e na procura de estabilidade do regime democrático procurou, creio, sinceramente, que apesar de todas as divergências com a esquerda, que Soares se posicionou mais de acordo com a correlações de forças em presença e nesse sentido teve um papel que ainda hoje não lhe está inteiramente reconhecido (para o bem e para o obscuro) devidamente em relação, entre outras decisões, ao processo da descolonização.

É exactamente por tal, que embora as diferenças e conflitos políticos que marcaram a vida política nesses tempos, particularmente entre Eanes e Mário Soares, como Primeiro-Ministro e Presidente da República, sublinho e revejo-me na postura de Eanes, ao considerar que a Pátria lhe era devida nesta homenagem, o que o coloca numa figura de estado para além das disputas partidárias do momento.

A direita e sobretudo o centro direita procurou ofuscar as comemorações procurando minimizar a importância de uma personagem que inquestionável marcou o combate à ditadura e também por um posicionamento ideológico de centro esquerda quando a esquerda aspirava a outro substantivo aliado do PCP, distante do populismo de origem chinês que confundiu e dividiu ideologicamente a esquerda e em particular quadros e influencia oriundos do PCP.

Voltando a Soares não tenho dúvidas que a homenagem que lhe foi prestada foi na justa medida de um homem que foi uma relevante figura de estado nas múltiplas funções que lhe foram conferidas e das quais, umas mais que outras, nos referenciamos. Sendo, no mesmo sentido, uma inquestionável figura do 25 de Abril.

Carlos Figueira

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.