Vila Real de Santo António prepara-se para celebrar o Dia da Cidade

ouvir notícia

Vila Real de Santo António celebra o Dia da Fundação da Cidade no próximo domingo, mas as comemorações começaram esta sexta-feira (foto Jornal do Algarve)

Cortejo histórico e etnográfico foi substituído por um desfile de quadros históricos que decorrerá no palco da Praça Marquês de Pombal. Mantém-se a Feira Iluminista e foi criado um “peddy-paper” para levar a população a conhecer um pouco mais a história da cidade

Domingos Viegas

Vila Real de Santo António celebra no próximo domingo, dia 13, o Dia da Cidade, data que marca os 238.º aniversário da sua fundação. Mas o programa das comemorações começou esta sexta-feira, com a abertura da Feira Iluminista, que estará instalada na Praça Marquês de Pombal até domingo.

- Publicidade -

A feira abrirá, diariamente, às 10h00 e decorrerá até às 23h30. Durante estes três dias, o palco instalado naquela que é a praça central da cidade pombalina receberá, entre outras, as atuações do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha (sexta-feira, 21h30), do Rancho Folclórico da Praia da Manta Rota (sábado, 16h00) e das coletividades participantes no Festival de Bandas Filarmónicas (sábado, 19h00).

No domingo, dia 13, o Centro Cultural António Aleixo acolhe a sessão solene comemorativa do Dia da Fundação da Cidade, que começará às 09h30, depois das habituais alvorada e hastear das bandeiras. Durante a cerimónia serão homenageados os funcionários da autarquia com mais de 30 anos de serviço, os clubes e associações que mais se destacaram ao longo do último ano, bem como os melhores alunos do concelho.

Logo depois começa o “peddy-paper” denominado “Á Descoberta da Cidade”. Esta atividade tem como objetivos redescobrir a história da cidade de Vila Real de Santo António e promover o convívio entre equipas. O início está marcado para as 10h30 na Praça Marquês de Pombal e prevê-se que tenha uma duração aproximada de 180 minutos.

Ainda durante a manhã de domingo será inagurada na Biblioteca Municipal Vicente Campinas a exposição “Espólio Artístico da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António” (11h30), seguida da apresentação da edição comemorativa do livro “Fronteiriços”, de António Vicente Campinas.

O que resta da manhã será preenchido com a corrida de barcos tradicionais (às 12h00), no rio Guadiana.

Durante a tarde, o centro das atenções estará na Praça Marquês de Pombal. O palco aí instalado recebe, a partir das 16h00, um desfile de quadros históricos denominado “Da Fundação aos Nossos Dias”, uma iniciativa que substitui o cortejo histórico e etnográfico, realizado nos últimos anos ao longo da Avenida da República e na própria Praça Marquês de Pombal.

A animação prossegue neste dia 13 com o Coro Infantil “Solus Vox” da Associação Cultural de Vila Real de Santo António, seguido da atuação dos alunos da Escola Secundária de VRSA que frequentam o Curso de Instrumentistas de Cordas e Teclas e o curso de Animação Sociocultural (a partir das 18h00).

Antes, às 17h00, decorrerá a inauguração das obras de remodelação da sede da Sociedade Columbófila Hortense.

No próximo dia 18, e também integrado no programa das comemorações, chegará a Vila Real de Santo António, proveniente de Ayamonte, a imagem de Nossa Senhora das Angústias. A chegada está prevista para as 19h00, seguindo-se uma procissão pelas ruas da cidade. No dia 20 terá lugar uma missa campal, às 16h00, na Praça Marquês e Pombal, presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.