Vila Real de Sto António investe 2 milhões para remodelar rede de esgotos

ouvir notícia

As obras começaram na Avenida da República e na Rua 25 de Abril e vão decorrer, por fases, durante os próximos oito meses

Os trabalhos começaram esta semana, decorrerão até novembro e, de acordo com a SGU, vão permitir fazer a ligação ao novo sistema intercetor e “pôr fim aos esgotos não tratados que estão a ser lançados para o Guadiana”

Domingos Viegas

A empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU), de Vila Real de Santo António, deu início esta semana às obras de construção da nova rede de esgotos da zona sul da cidade e de ligação ao sistema intercetor Manta Rota/Altura/Monte Gordo/VRSA.

- Publicidade -

“Esta intervenção, a que se juntará mais tarde a obra de ligação das redes de saneamento da zona central da cidade, tem como objetivo cobrir Vila Real de Santo António com novas redes de esgotos, pondo um ponto final aos efluentes domésticos não tratados que atualmente correm para o rio Guadiana”, explicam os responsáveis da SGU.

Os trabalhos, que representam um investimento de cerca de 2 milhões de euros, vão prolongar-se ao longo de oito meses, mas de forma faseada, e deverão estar concluídos no final de novembro.

A obra arrancou na Avenida da República e na zona nascente da Rua 25 de Abril, prosseguindo ao longo das restantes 23 ruas incluídas no projeto. No total, os novos esgotos vão beneficiar cerca de 6.000 habitantes.

As ruas de toda a zona sul serão fechadas ao trânsito automóvel, gradualmente, durante os próximos oito meses.

“Preparámos um planeamento cuidado para minimizar os transtornos e assegurar a circulação de pessoas e bens. Cada rua será intervencionada durante aproximadamente duas semanas, existindo, no entanto, ruas que, pela sua extensão, podem demorar mais ou menos tempo”, sublinham os mesmos responsáveis, frisando que todos os residentes serão informados antes do início de cada nova fase.

A SGU garante que não haverá cortes no abastacimento de água, já que a intervenção será, apenas, ao nível dos sistemas de águas residuais domésticas (esgotos).

“Com estes trabalhos, garantimos a cobertura total de esgotos na cidade e cumprimos os compromissos assumidos com a população. Ao mesmo tempo, melhoramos a nossa qualidade de vida e garantimos as exigências das Leis Comunitárias”, explica a empresa municipal de Vila Real de Santo António.

30 milhões em obras de água e esgotos no concelho

Estes trabalhos fazem parte de um conjunto de empreitadas inseridas no Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), que irão decorrer em todo o concelho durante o ano de 2014. Os trabalhos, que totalizam um investimento de cerca de 30 milhões de euros, vão permitir a expansão dos sistemas atuais de saneamento e abastecimento de água.

O processo da candidatura comunitária foi submetido há quatro anos, mas a sua aprovação só se verificou no final de 2012. “Por exigência legal, os trabalhos terão de ficar concluídos durante o ano de 2014”, referem os responsáveis da SGU.

Entre as vantagens da obra, aquela empresa municipal enumera a criação de uma única rede para o saneamento, o ajustamento da rede de esgotos às necessidades existentes, a criação de uma rede unitária para as águas pluviais, uma maior eficiência na drenagem de águas residuais, bem como “o fim dos esgotos não tratados no Rio Guadiana” e “o fim dos maus cheiros que se registam nas épocas de maior calor”, garantem os responsáveis da SGU.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.