Vítor Gaspar demite-se, Maria Luís Albuquerque é a nova ministra das Finanças

ouvir notícia

Vítor Gaspar já não é ministro das Finanças

A secretária de Estado do Tesouro vai substituir Vítor Gaspar à frente do Ministério das Finanças, confirmou já a Presidência da República.

A Presidência da República acaba de anunciar em comunicadoque a nova ministra Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque tomará posse amanhã, pelas 17h, no Palácio de Belém.

“O Presidente da República aceitou a proposta, apresentada pelo primeiro-ministro, de exoneração, a seu pedido, do ministro de Estado e das Finanças, prof. doutor Vítor Louçã Rabaça Gaspar”, afirma no comunicado, adiantando que Cavaco Silva aceitou igualmente a nomeação de Maria Luís Albuquerque.

- Publicidade -

Da equipa de secretários de Estado, ao que o Expresso apurou, deve sair Luís Morais Sarmento (Orçamento), mantendo-se Paulo Núncio (Assuntos Fiscais), Helder Rosalino (Administração Pública) e Manuel Rodrigues (Finanças).

Maria Luís Albuquerque nasceu em Braga em 1967. Licenciou-se em Economia na Universidade Lusíada de Lisboa em 1991 e é mestre em Economia Monetária e Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa desde 1997.

Foi técnica superior na Direcção-Geral do Tesouro e Finanças entre 1996 e 1999, técnica superior do Gabinete de Estudos e Prospectiva Económica do Ministério da Economia entre 1999 e 2001, desempenhou funções de assessora do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças em 2001, foi Diretora do Departamento de Gestão Financeira da Refer entre 2001 e 2007 e coordenou o Núcleo de Emissões e Mercados do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público entre 2007 e 2011.

Foi docente na Universidade Lusíada de Lisboa, no Instituto Superior de Economia e Gestão e no polo de Setúbal da Universidade Moderna entre 1991 e 2006.

Embora não milite em nenhum partido político, Maria Luís Albuquerque aceitou, nas últimas legislativas, encabeçar a lista do PSD por Setúbal.

Anabela Natário (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

4 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.