VRSA aposta em tratamento de árvores amigo do ambiente

A Avenida da República, a Avenida Álvaro Cunhal e a Urbanização Aurora Rio são algumas zonas que estão a ser alvo de intervenção

ouvir notícia

O município de Vila Real de Santo António (VRSA) encontra-se a efetuar tratamentos preventivos às árvores do concelho, de forma a travar a proliferação de afídeos. Para isso, está a ser utilizado o método de endoterapia vegetal (microinjeção do tronco), procedimento que apresenta baixo impacto ambiental, sem repercussão ao nível da população.

Os afídeos (piolhos ou pulgões) representam uma praga. Em condições adequadas, reproduzem-se rapidamente, formando grandes populações que se alimentam da seiva que extraem principalmente das folhas tenras das árvores/plantas.

Um sintoma indireto do ataque dos afídeos é a chamada “fumagina”. Ao alimentarem-se, os afídeos segregam uma substância açucarada que serve, posteriormente, de alimento a um fungo ou um conjunto de fungos.  É esta substância que deixa o pavimento e as viaturas estacionadas debaixo das árvores afetadas a colar, agarrando muita sujidade nos passeios e danificando a pintura dos automóveis.

- Publicidade -

Esta situação ocorre, por exemplo, e entre outros locais, na Avenida da República, na Avenida Álvaro Cunhal e na Urbanização Aurora Rio, zonas que estão a ser alvo de intervenção.

O tratamento que será efetuado – a Endoterapia Vegetal -, tem como objetivo controlar a progressão das pragas associadas às árvores nos vários estágios do seu ciclo de vida, através de ações preventivas e ações reativas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.