Município celebra os 510 anos da fundação de Santo António de Arenilha

O programa tem início pelas 11:00

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai celebrar os 510 anos da fundação de Santo António de Arenilha no dia 8 de fevereiro com várias atividades, anunciou a autarquia.

O programa tem início pelas 11:00 com a inauguração de um painel toponímico na rotunda perto do posto de combustível da Avenida das Comunidades Portuguesas, que irá chamar-se “Rotunda Capitão Cristóvão de Mendonça”.

Pelas 18:00 vai ainda decorrer a conferência “O conhecimento histórico sobre Santo António de Arenilha: o estado da questão”, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, dinamizada pelo historiador e investigador Fernando Pessanha.

- Publicidade -

A 8 de fevereiro de 1513 foi redigida a carta de Privilégio, onde o rei D. Manuel manda proceder à construção da vila de Arenilha, constituindo assim a constituição formal da sede de concelho.

Através da identificação de novas fontes e do seu estudo, têm sido trazidas a público novas informações nos últimos anos, como a descoberta de dois documentos que revelavam a existência de um comendador de Arenilha, chamado de Cristóvão de Mendonça.

Este capitão era filho de Diogo de Mendonça, alcaide-mor de Mourão, e foi um dos navegadores mais polémicos da história dos Descobrimentos Portugueses, aparecendo referido em documentação como fidalgo da Casa Real e cavaleiro da Ordem de Cristo em 1514.

Cristóvão de Mendonça partiu para o oriente em 1519, tendo-lhe sido incumbida a descoberta das Ilhas do Ouro, identificadas frequentemente como sendo a Austrália.

Quando regressou foi agraciado com rendas, mercês e distinções e foi nomeado para a capitania de Ormuz e recebeu uma comenda da Ordem de Cristo: a comenda da vila de Arenilha.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.