A “nova” Grécia: bancos reabertos (mas limitações persistem) e IVA mais caro

ouvir notícia

.

Após três semanas encerrados, os bancos gregos reabriram esta segunda-feira as suas portas, embora persistam inúmeras restrições em nome do controlo de capitais. A começar pelo limite diário de 60 euros para levantamentos, que passa a ser conjugado com um limite semanal, de até 320 euros determinado até sábado, e até 420 euros a partir de domingo.

Mas agora os gregos deixam de ter de ir diariamente aos multibancos para levantar dinheiro, uma vez que, por exemplo, se não levantarem esta segunda-feira os 60 euros permitidos, na terça poderão abastecer-se com 120 euros.

Apesar da reabertura dos bancos, os cheques continuam a não poder ser levantados no momento, apenas podem ser depositados.

- Publicidade -

Os gregos não vão também poder efetuar levantamentos no estrangeiro, apenas podendo usar os seus cartão multibanco e de crédito fora do país para efetuarem pagamentos de compras.

Já quanto aos pais que tenham filhos a estudar no estrangeiro, vão poder transferir-lhes até 5000 euros por trimestre; e os que tiverem de realizar atos médicos podem dispor de até 2000 euros.

IVA sobe para 23%

Entretanto, no âmbito das medidas de austeridade aprovadas pelo Parlamento grego para satisfazer as exigências dos credores, o IVA sobe a partir desta segunda-feira de 13 para 23% nos restaurantes e cafés, táxis, serviços fúnebres ou propinas escolares. Ao qual se irá somar o aumento das receitas sobre o rendimento, que ocorrerá a 26 de agosto.

O controlo de capitais no país já terá custado cerca de três mil milhões de euros à economia grega, segundo refere a agência noticiosa AFP.

Enquanto isto, a Bolsa grega permanece fechada, sem nenhuma indicação quanto à data de reabertura.

RE

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.