Albufeira critica Algar pelo “mau serviço” prestado na recolha de resíduos recicláveis

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O município de Albufeira veio criticar a Algar, esta quarta-feira, dia 30 de agosto, pelo “mau serviço” prestado na recolha de resíduos recicláveis, um dia após a autarquia de Portimão ter denunciado a mesma situação.

“A recolha seletiva de resíduos, em plena época alta, no concelho de Albufeira continua a ser motivo de reclamação por parte de residentes e turistas e uma grande preocupação para o município que, todos os dias, se confronta com ecopontos e ilhas ecológicas a transbordar de resíduos que ficam espalhados pelo chão, provocando problemas de insalubridade”, começa a nota enviado pela Câmara Municipal de Albufeira.

“A situação, que já acontece também noutras épocas do ano, é, durante o verão, agravada pelas altas temperaturas que se fazem sentir”, acrescenta o município, que sublinha que a recolha desse tipo de resíduos é da responsabilidade da ALGAR, “que não está a dar resposta às necessidades do município, que durante a época balnear recebe milhares de turistas, aumentando exponencialmente a quantidade de resíduos produzidos”.

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“Esta situação é péssima para a imagem de Albufeira, uma vez que a ALGAR é constituída em 56% pela Empresa Geral de Fomento (EGF), do Grupo Mota Engil, e em 44% pelos municípios do Algarve. Os municípios estão, portanto, em minoria, não exercendo qualquer poder de influência no que diz respeito à parte operacional da empresa”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Refira-se, ainda, que a ALGAR, através de contrato firmado com o Estado, tem a concessão dos ecopontos e da gestão dos aterros sanitários da região algarvia até 2034.

José Carlos Rolo refere que a recolha indevida dos recicláveis por parte da ALGAR, já se faz sentir, também, em outras épocas do ano, pelo que “a Câmara Municipal de Albufeira repudia veementemente esta situação que penaliza o município e o próprio cidadão, que sente que os impostos que paga para o efeito na fatura da água, não correspondem ao serviço prestado, gerando revolta e mau estar, manifestando a sua indignação diariamente através de criticas publicadas nas redes sociais ou/e de reclamações formais junto dos serviços”, lê-se.

O autarca “compreende” e diz-se “solidário” com a indignação demonstrada pela população e até por turistas e afirma que “já, por diversas vezes, reportou a situação à Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), a solicitar a sua intervenção para resolver o problema”. Entretanto, e para colmatar a recolha ineficiente efetuada pela ALGAR, o município de Albufeira, através da Luságua, “desenvolve esforços diários para minimizar a situação, limpando e recolhendo o lixo à volta dos ecopontos e das ilhas, por forma a garantir as necessárias condições de salubridade”, detalha.

O autarca refere, ainda, “da nossa parte estamos a tentar resolver a situação. (…) Sabemos dos transtornos que a situação acarreta, mas todos temos que dar o nosso contributo para minimizar o problema, pelo que solicitamos aos munícipes que sempre que encontrem um contentor um ecoponto cheio se dirijam ao ponto de recolha mais próximo, de forma a evitar a indesejada acumulação de resíduos e consequentes situações de insalubridade”, nota.

Paralelamente, solicita a autarquia que se comuniquem os problemas “diretamente na plataforma Smartcity, no separador Gestão de Ocorrências, juntando foto, breve descrição e identificação do local”.

Informa, ainda, que os contactos para reportar/efetuar reclamações sobre a recolha de resíduos recicláveis à Algar são os seguintes: Linha Reciclagem 800 911 400 (chamada gratuita), disponível de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, ou através do e-mail [email protected].

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