Albufeira promove ações de sensibilização e prevenção nas escolas

No âmbito da Proteção Civil

ouvir notícia

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) regressa às escolas do concelho de Albufeira para promover ações de sensibilização e prevenção, com vista a implementar um conjunto de rotinas e comportamentos adequados em situação de emergência, informou a autarquia.  

No presente ano letivo, através do projeto intitulado “Heróis da Proteção Civil”, que teve início no mês de janeiro, prevê-se o envolvimento de aproximadamente sete mil crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário.

A atividade “Heróis da Proteção Civil” destina-se aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo (do 1.º ao 3.º ano), enquanto os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo participam na atividade “O Primeiro Socorrista”, que lhes permite aprenderem técnicas básicas de primeiros socorros, como realizar uma chamada para o 112, entre outras tarefas de baixa complexidade.  No final, as crianças são brindadas com um cartão e um ‘kit’ de emergência para utilizarem em situação de acidente grave ou catástrofe.

- Publicidade -

Os alunos do 2.º e 3.º ciclo irão trabalhar na atividade “A Importância do Cidadão na Proteção Civil”, a qual tem por objetivo educar para a prevenção e autoproteção, informar os alunos mais jovens sobre as medidas que devem adotar quando ocorrem catástrofes e explicar o papel dos vários agentes de Proteção Civil.

Quanto à atividade “Aprender a Salvar/SBV”, a mesma pretende proporcionar aos alunos do 9.º ano ao 12.º ano competências em Suporte Básico de Vida na componente teórica e prática, com vista a treinar em sala de aula para saber como agir numa situação real de emergência.

Em comunicado, a autarquia refere que durante todo o mês de março irá realizar-se uma exposição, na entrada do 1.º andar dos Paços do Concelho de Albufeira, com os trabalhos realizados em 2023 pelos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, no âmbito da referida iniciativa. A exposição designada “Os Riscos da Nossa Cidade” pode ser visitada durante o horário de expediente do município (dias de semana, das 09h00 às 17h00).

O projeto, que segundo a autarquia, tem sido bem acolhido pela comunidade educative, é uma organização do município de Albufeira, através do SMPC, em parceria com outros agentes, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Albufeira, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Silves e Albufeira, Polícia Municipal, ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, entre outras entidades.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.