Alferce fica a conhecer antepassados até à 20ª geração

ouvir notícia

.

A partir do próximo domingo, dia 19 de julho, ficarão de livre acesso ao público a informação histórica e genealógica do município de Monchique, com a apresentação do “Levantamento Histórico e Genealógico da Freguesia do Alferce”, que será apresentado, às 17h00, no Centro Multiusos do Alferce

 

Elaborado pelo genealogista, escritor e editor algarvio Nuno Campos Inácio, a informação relativa aos 22.110 indivíduos do concelho de Monchique já estudados – 11.400 dos quais da freguesia do Alferce –, ficará acessível, numa primeira fase, através do portal de genealogia www.genealogiadoalgarve.com, estando toda a informação compilada num livro que já conta com mais de 1.500 páginas, a publicar brevemente.

- Publicidade -

“Acredito que atingirá as 2.000 páginas, se a população fornecer os dados que faltam entre 1911 e a atualidade. Mesmo assim, já temos informação de descendentes de famílias do Alferce espalhados pelo mundo, desde Espanha ao Brasil, passando pela Suíça, a Inglaterra, Angola, Moçambique ou os Estados Unidos da América”, revela ao JA o investigador algarvio.

A história das localidades pessoa a pessoa

À semelhança do que acontece nos levantamentos sistemáticos realizados por Nuno Campos Inácio, a informação disponibilizada contempla nome, filiação, data de nascimento, local de nascimento, data de casamento, data de óbito, local de residência, profissão, estatuto social, notas biográficas, fotografias e toda a informação relevante de cada indivíduo, num total superior a 150 mil dados informativos só para a freguesia de Alferce.

“Graças a este estudo, que conta a história das localidades pessoa a pessoa, é possível conhecer a genealogia dos originais da freguesia do Alferce desde o século XVI (em alguns ramos), até à atualidade, informação que pode ser mostrada numa árvore genealógica de até 20 gerações”, frisa Nuno Campos Inácio.

O investigador explica ao JA a complexidade deste levantamento, frisando que, “quando se fala numa árvore de 20 gerações, estamos a falar, na última geração, correspondente a nascidos entre 1550 e 1575, num total de 524.288 indivíduos nessa geração”.

De onde vieram e para onde foram…

Os dados recolhidos permitem ainda apurar que, em 1598, toda a freguesia do Alferce tinha 202 habitantes, a que corresponderão 60 ou 70 casais.

Assim, com este estudo é possível também conhecer as relações familiares entre indivíduos, através de listagens de descendência. “Percebe-se de onde vieram as famílias que povoaram o Alferce e para onde foram os seus descendentes”, acrescenta o investigador algarvio.

Os dados a apresentar relacionam-se com os demais já constantes do portal de Genealogia do Algarve, que conta atualmente com cerca de 190 mil indivíduos e perto de dois milhões de dados informativos.

O projeto de Genealogia do Algarve foi criado em 2009 e conta atualmente com a informação relativa aos municípios de Albufeira, Lagoa, Monchique e Portimão.

 

Nuno Couto/JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.