Algarve 2030 disponibiliza 10ME para apoio às qualificações e emprego

ouvir notícia

O Programa Regional ALGARVE 2030 publicou, no final de janeiro de 2024, seis avisos de concurso com uma dotação global superior a 10 milhões de euro (ME), através do financiamento do Fundo Social Europeu (FSE+), com o objetivo de apoio às qualificações, ao emprego e à inclusão social, informou a CCDR do Algarve.

No âmbito das qualificações, o aviso dirigido aos Centros Qualifica, com uma dotação de 2.4ME, visa apoiar a sua atividade e promover a aprendizagem ao longo da vida e a melhoria das qualificações escolares e profissionais de adultos, valorizando os percursos individuais das pessoas.

No que respeita ao emprego, foi publicado um aviso-convite ao IEFP com uma dotação de 3.6ME, para financiar os estágios profissionais na região, desenvolvidos em atividades económicas que integrem a Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Algarve (EREI3), tendo como foco apoiar a diversificação da base económica regional, e promovendo a transição de qualidade de jovens para o mercado de trabalho.

- Publicidade -

Numa lógica de reforço da interação entre empresas e infraestruturas científicas e tecnológicas e de criação de empregos sustentáveis e de qualidade, foram dedicados 3.8ME para contratação de recursos humanos altamente qualificados (licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados), por entidades cuja estratégia de inovação esteja alinhada com a EREI.  Foi também publicado um aviso geral dirigido a PME, bem como aviso específico dirigido a PME estabelecidas em territórios de baixa densidade, com uma dotação de 1.2ME e 200 mil euros, respetivamente. As infraestruturas científicas, instituições científicas e tecnológicas e laboratórios colaborativos encontram também aviso próprio com dotação de 2.4ME para apoiar a contratação de recursos humanos altamente qualificados.

Com 300 mil euros dedicados para inclusão social, foi publicado um aviso para ações de criação, desenvolvimento e crescimento de Centros para o Empreendedorismo de Impacto, que tenham como fim a dinamização dos ecossistemas locais ou regionais de inovação social e de empreendedorismo de impacto através de processos de incubação, aceleração e capacitação.

“A região algarvia, com o financiamento destas ações, espera alcançar resultados significativos rumo às metas de 2030 no âmbito do Programa ALGARVE 2030 e também do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, refere a CCDR em comunicado.

Consulte aqui os avisos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.