Algarve mostra-se na BTL com programa diversificado

A programação da BTL inicia-se esta quarta-feira, dia 28

ouvir notícia

A estreia de um ‘stand’ mais sustentável e tradicional e a aposta na gastronomia e vinhos, natureza e cultura são algumas das novidades do Turismo do Algarve para a edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), ponto de encontro para profissionais do setor e público em geral, que abre portas esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro.

Até domingo, dia 3 de março, está garantida uma jornada imersiva pelos sabores, cultura e experiências da região num espaço promocional onde estarão representados os 16 municípios e 18 unidades hoteleiras e operadores turísticos.

O ‘stand’ do Algarve, no Pavilhão 1 da BTL, promete dar a conhecer a essência da região, com iniciativas para profissionais do setor e público em geral.

- Publicidade -

programação inicia-se esta quarta-feira com a apresentação do Fórum e Anuário Cyclin’ Portugal 2024, seguida do Plano da Salvaguarda da Dieta Mediterrânica 2023-2027 e das novidades do município de Monchique.

A manhã do dia 29, quinta-feira, será dedicada à sustentabilidade, com a apresentação do município de Lagos, seguida da apresentação do projeto Nautical Portugal – Algarve. A tarde será dedicada à gastronomia e vinhos, com demonstrações culinárias no âmbito da Dieta Mediterrânica e provas de vinhos que se repetem diariamente até ao final da feira.

O balanço do ano turístico 2023 e as perspetivas para 2024 serão apresentados pelo presidente Turismo do Algarve, às 14h30. Depois, a Comissão Vitivinícola do Algarve apresentará a Rota dos Vinhos do Algarve. Seguem-se apresentações dos município de Albufeira e de Aljezur e o final do dia será dedicado ao ‘Algarve Golden Terroir’, iniciativa conjunta dos municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos e Portimão de valorização dos vinhos do Algarve, e ao Geoparque Algarvensis, projeto dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira.

A abertura da BTL ao público, no dia 1 de março, sexta-feira, marca um dia recheado de apresentações de eventos pelos municípios de Lagoa, Vila Real de Santo António, Albufeira, São Bás de Alportel e outros. A tarde será dedicada à apresentação do ‘Algarve Walking Season’, um programa que promove a região como destino ideal para caminhadas durante todo o ano.

O dia 2 (sábado) ficará marcado pela apresentação ao público da campanha “Água é Vida”, abrilhantada com a atuação da banda algarvia Entre Aspas. O dia terminará com as apresentações dos municípios de Vila Real de Santo António e de Monchique, ‘showcooking’ degustação de produtos regionais e a apresentação do Festival MED 2024 pelo município de Loulé, com música e dança.

Finalmente, o dia 3 (domingo), último dia da BTL, será dedicado à gastronomia, com demonstração gastronómica, promoção dos Citrinos do Algarve IGP e apresentação do vídeo promocional da Algarorange. A apresentação da programação das Comemorações dos 100 anos da Elevação de Portimão a Cidade encerra a programação do ‘stand’ do Algarve.

Na zona da restauração, o restaurante “O Algarvio” convida os visitantes a embarcarem numa viagem pelos sabores autênticos da região. A partir de petiscos como a estupeta de atum e os biqueirões alimados, passando por pratos de peixe como a sopa de peixe e o arroz de lingueirão, até chegar às carnes de javali com batata-doce e à carne de porco à algarvia, o menu oferece uma seleção imperdível da gastronomia tradicional algarvia. As cataplanas completam a experiência gastronómica única, proporcionando ao público a oportunidade de degustar os sabores frescos e os ingredientes de qualidade que caracterizam a região. Para finalizar a refeição com chave de ouro, as deliciosas sobremesas à base de amêndoa, figo, fios de ovos e laranja do Algarve garantem uma experiência memorável.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.