Algarve sem cirurgia cardiotorácica e cirurgia vascular nos hospitais públicos

ouvir notícia

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) não dispõe de cirurgia cardiotorácica, apesar de na região (e no Baixo Alentejo) serem referenciados para esta especialidade centenas de doentes por ano. Esta denúncia é feita pelo PCP, que esta semana questionou o Governo sobre esta situação, pressionando o executivo socialista a criar estas valências nos hospitais públicos algarvios.

“A inexistência desta valência nos hospitais públicos da região algarvia implica que os doentes têm de ser encaminhados para hospitais públicos em Lisboa ou que, se tiverem capacidade financeira, recorram a hospitais privados no Algarve”, salientam os deputados comunistas, frisando que, de acordo com informação prestada ao PCP no decurso de uma visita ao hospital de Faro, “há especialistas nesta área disponíveis para virem para o Algarve caso se opte pela criação desta valência nos hospitais públicos da região”.

Por outro lado, o PCP realça que no CHUA também não há cirurgia vascular, obrigando ao encaminhamento dos doentes para Lisboa. “Em situações críticas (por exemplo, no caso de uma rutura de um aneurisma da aorta abdominal), a ausência desta valência nos hospitais públicos algarvios pode resultar na morte do doente”, lembram os deputados comunistas, considerando que “o Serviço Nacional de Saúde no Algarve deve ser dotado destas valências”.

- Publicidade -

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.