Algarvio André Boto é o Fotógrafo Europeu do Ano

o fotógrafo algarvio ganha o prémio pela terceira vez

ouvir notícia

O fotógrafo silvense, André Boto, foi distinguido como Fotógrafo Europeu do Ano 2024, pela Federation of European Professional Photographers (FEP), numa cerimónia realizada no passado sábado, dia 13 de abril, em Alesund, na Noruega,

O algarvio voltou a receber, pela terceira vez, a distinção máxima nos prémios FEP, depois de, no ano passado, se ter tornado o único fotógrafo a conquistar o principal troféu da competição duas vezes (2010 e 2023).

Os portugueses estiveram em destaque, na edição de 2024, que contou com mais de 330 fotógrafos europeus a concurso, num total de mais de 3300 fotografias submetidas.

- Publicidade -

André Boto foi o vencedor da “Câmara de Ouro” na categoria “Comercial e Publicidade”. Luís Godinho conquistou também a “Câmara de Ouro” em reportagem, Paulo Pinto obteve a “Câmara de Prata” e Casamento, Franklin Neto consegue a “Câmara de Bronze” também em “Comercial e Publicidade” e ainda um 9º lugar em Paisagem, e Valter Antunes consegue o 6º lugar em Casamento.

“Este é um concurso especial para mim, já que foi o primeiro grande concurso que consegui vencer, em 2010, numa fase em que me estava a iniciar na fotografia. Agora, é motivo de orgulho por saber que, passados 14 anos, consigo manter-me atual/atualizado e a criar imagens com impacto suficiente para chamar a atenção dos juízes, ganhando novamente, com um estilo bastante diferente“, revelou nas suas redes sociais.

Johan Brouwers, presidente da competição, destacou que “este ano marca a primeira vez que é implementada uma verificação profunda de todas as imagens e respectivos ficheiros originais dos finalistas “.

O objetivo é defender os princípios mais básicos da fotografia, com o mínimo uso em absoluto de Inteligência artificial e imagens de banco de imagens nas poucas categorias que permitem isso. Ao priorizar a autenticidade e a integridade, garantimos que cada imagem vencedora seja um verdadeiro reflexo da habilidade e visão do fotógrafo, acrescentou.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.