Algarvio Henrique Prudêncio eleito Editor do Ano pelo Clube de Criatividade de Portugal

ouvir notícia

O algarvio Henrique Prudêncio, de 32 anos, arrecadou o prémio de Editor do Ano, integrando agora o Ranking Nacional de Criatividade 2023, elaborado pelo Clube de Criatividade de Portugal.

O anúncio para a Uber Eats ‘Elevator | Promises | Minitactics | Don’t peak’, o ‘Carrossel’ (NOS) e ‘É uma menina’ (BPI) foram os trabalhos que contribuíram para a consagração do algarvio como Editor do Ano.

“Muito obrigado ao Clube de Criatividade por esta iniciativa e por honrar os técnicos e criativos por detrás das publicidades em Portugal. (..) Há cinco anos deixei a minha casa, o meu trabalho com contrato fixo e as relações interpessoais que tinha no Algarve para poder realizar o sonho de conseguir fazer cinema e publicidade na capital. Foi um tiro no escuro e um sacrifício tremendo”, escreve Henrique Prudêncio na sua página de Facebook.

- Publicidade -

Henrique Prudêncio terminou o curso de interpretação na Escola Profissional de Teatro de Cascais sob a direção de Carlos Avilez em 2009.
Conclui em 2015 o curso de Vídeo e Cinema Documental na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, tendo sido o aluno representante do núcleo do curso. Ao longo da sua licenciatura, levou vários filmes a festivais e dirigiu intervenções culturais que escrevia e interpretava com o grupo “Produções Sem Nome”, que fundou em 2009.

Ganhou em 2011 o prémio “Jovem Realizador” no festival de curtas-metragens Inatel com “Adeus Amor”. Em 2014 funda a Onírico Filmes, tendo já produzido e realizado diversos projetos sob essa marca. Escreveu a sua primeira peça de teatro, “A Saudade Não Chega” em 2014 levada a cena pela ACTA – A Companhia de Teatro Profissional do Algarve, em setembro de 2015, sob o nome “O Adeus”.
Trabalhou como editor de vídeos nas empresas Play Harder, OnHD, Ispot Multimédia e Algarve Wedding Films entre 2014 a 2018, liderando uma equipa de edição de casamentos de luxo e editando videoclipes, spots publicitários, eventos desportivos e curtas-metragens.

Em 2015 conclui a sua primeira curta-metragem fora do contexto universitário, “Um Dia” que ganhou alguns prémios nacionais incluindo o de “Melhor Filme de Ficção” no C(h)orta – Festival de Curtas-Metragens do Faial.

Em 2019 termina a sua segunda curta-metragem “Um Retrato de Borboletas” que foi selecionada para festivais internacionais em locais como Miami, França e Rússia, tendo ganho os prémios de “Melhor Curta-Metragem”, “Melhor Realização”, “Melhor Actor” e “Melhor Atriz” no Top Indie Film Awards em Tóquio, Japão.

O Clube de Criatividade de Portugal apresentou no dia 17 de novembro, em Lisboa, os Top 5 dos melhores profissionais das 30 categorias do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2023.

O Ranking Nacional de Criatividade é uma tabela anual que reconhece os profissionais nacionais mais premiados no Festival CCP. Este resultado é apurado através das fichas técnicas dos trabalhos inscritos no festival. O Top dos profissionais é feito somando os pontos conquistados por cada trabalho premiado com Ouro, Prata, Bronze e Shortlist e, este ano, pela primeira vez, o Grande Prémio CCP 2023 atribuiu pontos para a contagem.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.