Aluna da escola de hotelaria e turismo do Algarve vence competição de barista

A paixão pelo café garantiu o primeiro lugar em concurso interescolas do turismo de Portugal

ouvir notícia

Laura Gomes, aluna da escola de hotelaria e turismo do Algarve venceu ontem, na categoria de barista, o concurso interescolas do turismo de Portugal, que decorreu na escola de hotelaria e turismo de Portimão.

O maior evento das escolas do turismo de Portugal é uma competição destinada aos alunos da rede de escolas do turismo de Portugal e de outras escolas profissionais do país e envolve várias categorias ligadas aos diferentes ramos da hotelaria e turismo.

Entre muitas dezenas de participantes, aluna de apenas 20 anos, do curso de gestão de restauração e bebidas, destacou-se aquando da realização das provas de barista.

- Publicidade -

A competição consistia na execução de 2 cafés expresso, 2 cappuccinos e de uma bebida inédita em que o café fosse o elemento principal. Lara Gomes alcançou o primeiro lugar, através da sua confiança, determinação e técnica perfeita. A chefe Maria Colaço, sua formadora reforça «A confiança da Lara durante as provas foi essencial. Ela estava confiante porque, na verdade, ela tem uma técnica incrível, digna de qualquer concurso. Depois, é o gosto e a entrega total. Ela já sabe que quer ser Barista e isso faz toda a diferença».

Cafés criados por Lara Gomes

Natural da Vidigueira, Lara, com apenas 18 anos, decidiu mudar-se para Faro e arranjou trabalho numa coffee shop, antes de iniciar o curso. Foi o começo de um interesse e um amor pelo Latte Art (criar desenhos no café) e por tudo o que envolvia café. Com o tempo «A gerente da loja foi-me ensinando e eu fui evoluindo. Com a entrada na EHTA estou a solidificar os conhecimentos e a desenvolver ainda mais a minha técnica. Quero aprender tudo sobre o café. Esta é a minha paixão e é isto que quero fazer de forma profissional», refere Lara Gomes.

O barista é um especialista em café, que domina a arte de preparação de bebidas à base desse ingrediente. Atualmente, para o exercício desta profissão as pessoas devem conhecer e desenvolver competências, como saber extrair o melhor sabor de diferentes grãos e conseguir vaporizar leite com precisão, criando diferentes padrões.

Com a vitória no concurso interescolas a aluna da EHTA terá a oportunidade de representar Portugal na categoria barista nos encontros europeus da associação europeia de escolas de hotelaria e turismo (AEHT) que se irão realizar na Letónia, no final deste ano.

Laura Gomes com a medalha de ouro ganha na competição
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.