Aluno da EHTA vence Concurso Nacional de Pastelaria Literária

ouvir notícia

Diogo Alexandre foi o representante da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) no Concurso Nacional de Pastelaria Literária, competição promovida pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste nos dias 24 e 25 de janeiro e que reuniu alunos de várias escolas profissionais de todo o país.

As semanas que viveu na Índia, no ano passado, no âmbito de um protocolo entre o Turismo de Portugal e o Instituto V.M. Salgaocar de Goa, marcaram Diogo Alexandre, aluno finalista do curso de Gestão e Produção de Cozinha da EHTA.

Rendido à cultura indiana, o aluno do Algarve escolheu a mais famosa obra literária portuguesa, Os Lusíadas, de Luís de Camões, para poder dar uso àquilo que considera ser a “magia das especiarias”.

- Publicidade -

“Foi a magia das especiarias que me fez apaixonar pela cultura indiana. Desafiei-me neste concurso ao sair da minha zona de conforto. Criei uma sobremesa que tem como base ‘Os Lusíadas’, a descoberta do caminho marítimo para a índia. Chamei-lhe ‘Tormenta Sensorial’ precisamente porque representa os perigos que os portugueses enfrentaram para descobrirem a índia”, refere Diogo Alexandre.

Com a forma de uma caravela portuguesa, a sobremesa é composta por um gelado que combina filamentos de açafrão, coco e lima. A base, de textura arenosa e crocante, consiste num crumble com fusão de produtos portugueses e indianos: amêndoa portuguesa, canela e lascas de coco indiano. Há ainda maçã fresca numa infusão de especiarias.

‘Tormenta Sensorial’

Mariline Pinguinha, formadora e chefe de Pastelaria, foi a orientadora de Diogo Alexandre no concurso e ressalta a importância das competições no crescimento destes futuros profissionais de Turismo: “Estes concursos são uma porta aberta para se darem a conhecer ao mundo, mostrarem as suas capacidades e conviverem. Conhecem-se outros chefes, pessoas influentes, aprende-se com todos um pouquinho mais, faz-se amigos para a vida. Aconselho sempre a aproveitarem estas oportunidades porque são uma ignição para qualquer carreira”, sublinha.

O aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve foi também o concorrente com maior pontuação neste concurso, dividido em duas categorias – Obras Literárias e Música.

A apenas duas semanas de terminar o curso, Diogo Alexandre encerra assim com chave de ouro a sua formação na EHTA.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.