Alunos da Secundária de VRSA voltam a manifestar-se à porta da escola

ouvir notícia

 

Os alunos mostraram a sua indignação esta segunda-feira à entrada da escola

Os alunos da Escola Secundária de Vila Real de Santo António voltaram a manifestar-se esta segunda-feira, junto à porta daquele estabelecimento de ensino, em protesto contra mais de três anos de aulas em contentores que a Proteção Civil já considerou não terem condições de segurança.

O relatório da inspeção da Autoridade Nacional de Proteção Civil, indica, entre as deficiências encontradas, a obstrução dos caminhos de evacuação dos edifícios, a ausência de condições de segurança de todos os contentores que atualmente funcionam como salas de aulas e refeitório, bem como o deficiente funcionamento dos equipamentos de iluminação de emergência e alarme em todos os edifícios.

- Publicidade -

O armazenamento de líquidos e de gases combustíveis, a deficiente instalação e manutenção dos extintores de incêndio e a inexistência de plantas e sinalizações de segurança são outras das deficiências enumeradas no documento.

A Parque Escolar, responsável pelas obras que decorrem na Escola Secundária de VRSA, tem que corrigir aquelas deficiências até à próxima segunda-feira.

Os resultados da inspeção realizada pela Proteção Civil, cujo relatório foi entregue à câmara municipal no final da última semana, levou a autarquia vila-realense a desanconselhar a utilização das instalações provisórias daquele estabelecimento de ensino.

A requalificação da Secundária de VRSA, em funções desde 1963, foi integrada no Projeto de Modernização das Escolas Secundárias, promovido pela tutela e desenvolvido pela Parque Escolar. A empreitada foi orçamentada em 12 milhões de euros, tendo como duração prevista de execução o prazo de 16 meses.

As intervenções deveriam ter ficado concluídas no final de 2011, mas a falta de pagamentos ao empreiteiro, os processos de redução de custos durante a obra, bem como o atraso na emissão de ordens de execução – por parte da Parque Escolar – provocaram o atraso das obras e a paragem dos trabalhos durante quase um ano.

Além dos estudantes de VRSA, a Escola Secundária recebe os alunos do ensino secundário provenientes dos concelhos vizinhos de Alcoutim e Castro Marim.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.