Américo Amorim é o mais rico de Portugal

ouvir notícia

Américo Amorim é o homem mais rico do país

Américo Amorim volta a recuperar a posição do homem mais rico de Portugal, depois de no ano passado ter perdido a liderança para Alexandre Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins, no ranking da revista Exame, quinta-feira nas bancas.

Apesar da crise, as 25 maiores fortunas do país continuam a crescer e este ano somam 16,7 mil milhões de euros, quando em 2012 valiam 14,4 mil milhões de euros. Equivalem agora a 10% do PIB nacional, o que representa um aumento de 1,6%.

Com uma fortuna avaliada em 4,5 millhões de euros em 2013, Américo Amorim está de novo no topo da lista que a revista Exame publica anualmente. Foi considerado o mais rico em 2008, 2009, 2010 e 2011.

- Publicidade -

A subida em flecha do preço das ações que detém na Galp Energia, no Banco Popular e na Corticeira Amorim permitiram-lhe duplicar a fortuna.

O líder da Jerónimo Martins perdeu a liderança, mas não por causa de prejuízos na sua fortuna. Pelo contrário, também logrou um crescimento – de 2,1 mil milhões para 2,2 mil milhões -, no entanto insuficiente para segurar o posto do ano passado, tendo em conta os resultados de Amorim.

A família Guimarães de Mello é a família mais rica e permanece no terceiro lugar dos bilionários. De 700,1 milhões em 2012 passa para quase 1,7 mil milhões em 2013.

Belmiro de Azevedo também mantém a quarta posição obtida no ranking do ano passado e vê igualmente a ampliação da sua fortuna, que duplicou para 1,2 mil milhões.

A mulher mais rica do país é de novo Maria Isabel dos Santos, que detém 10% da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, dona da Jerónimo Martins. Tem uma fortuna estimada em 574,9 milhões de euros e sobe do 9.º para o 7.º lugar.

Raquel Pinto (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.