Amigos da Cortelha cantam as Janeiras de porta em porta

A tradição mantém-se viva

ouvir notícia

Na Serra do Caldeirão, por estes dias, cantam-se as Janeiras de porta em porta para anunciar o nascimento de Jesus, bem como a vinda dos Reis. Esta é uma tradição que o Grupo de Janeiras da Cortelha quer manter bem viva, palmilhando sítios e aldeias do interior do concelho de Loulé.

Pela mão da Associação dos Amigos da Cortelha, as Janeiras voltam-se a cantar de porta em porta na Serra do Caldeirão. De forma a manter vivas as tradições alusivas ao Natal, este sábado, dia 7 de janeiro, o Grupo de Janeiras da Cortelha irá percorrer aquela aldeia do interior do concelho de Loulé, bem como outras localidades da freguesia de Salir.

As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação de cantares ao menino e dos reis por parte de um grupo de pessoas, acompanhadas por instrumentos tradicionais como é o caso do acordeão, pandeireta e dos ferrinhos, à porta das habitações. As Janeiras significam, para as gentes da Serra do Caldeirão, um tesouro de tradições, trazendo à memória uma tradição que teve o seu início no interior algarvio.

- Publicidade -

Um dos objetivos é manter esta tradição bem viva e para isso serão calcorreadas de porta em porta, algumas localidades do interior do concelho de Loulé, nomeadamente Cortelha, Barranco do Velho, Montes Novos, Salir, entre outras.

Assim, por estes dias, os habitantes daquela zona da Serra do Caldeirão esperam que os Janeireiros da Cortelha entrem pelo quintal a dentro para cantarolar o anúncio do nascimento de Jesus, bem como a vinda dos Reis.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.