ANAM associa-se à Miúdos Seguros na Net para incentivar literacia digital

ouvir notícia

A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) associa-se à Miúdos Seguros na Net e promove um webinar, dia 12 de março, pelas 17h00, no âmbito da Semana do Bem Estar Digital. Com a iniciativa, pretende incentivar a literacia digital e o bem-estar dos utilizadores na internet destinando-se, numa primeira instância, a autarcas e técnicos de municípios.

A iniciativa Miúdos Seguros na Net tenciona prevenir a utilização excessiva das tecnologias, o bullying e cyberbullying, os impactos negativos das tecnologias na imagem corporal das crianças e jovens, a violência sexual com base em imagens e promover uma parentalidade digital mais positiva.

Segundo os últimos dados da Comissão Europeia, 56% das crianças entre os 7 e os 17 anos utilizam a internet para ver vídeos, 55% para ouvir música e 51% para comunicar. Quando se fala dos dispositivos utilizados, o uso do telemóvel destaca-se com 70% das crianças a escolherem-no como meio preferido.

- Publicidade -

Para Albino Almeida, presidente da ANAM, “é essencial que o governo, empresas de tecnologia, escolas e iniciativas educativas, trabalhem juntos para promover práticas saudáveis de utilização, tanto da internet, como do digital. Ao reconhecer e abordar os perigos da internet e do uso excessivo do digital, podemos construir um ambiente online mais seguro, inclusivo e responsável para todos.”

Segundo Tito de Morais, cofundador do projeto “Agarrados à Net”, uma iniciativa da Miúdos Seguros na Net, o principal objetivo é “informar e sensibilizar para o bem-estar digital” começando desta forma com os “autarcas e técnicos dos municípios, numa sessão online e para todas as idades”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.