André Gomes tomou posse como presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) na terça-feira, dia 1 de agosto, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, anunciou a entidade.
O novo líder da comissão executiva para os próximos cinco anos prepara um “novo ciclo” e afirma que será “firme e determinado, perante os poderes públicos nacionais, na defesa dos interesses da região. Desde logo, ao nível do seu financiamento. Recordo que se o orçamento das regiões de turismo tivesse beneficiado da devida atualização da dotação financeira segundo a evolução do índice de preços ao consumidor, hoje estaríamos a falar de um financiamento anual da RTA para 2023 na ordem dos 5,5 milhões de euros”.
A cerimónia contou com a participação do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires e da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
“Existem muito bons projetos estruturais já em curso, como o aproveitamento de águas residuais tratadas, o reforço do sistema multimunicipal e a aposta em novas origens de água. Também o setor privado está a fazer a sua parte. Mas é preciso atrair mais investimento do setor das águas para mitigar o grave problema da escassez e permitir maior poupança deste recurso fundamental à vida e ao turismo”, adiantou André Gomes.
No entanto, o foco do novo executivo é a diversificação da oferta turística e a qualificação dos recursos humanos.
Fazem parte da comissão executiva da RTA a vice-presidente Fátima Catarina e os membros Alberto Mota Borges, Vítor Guerreiro em representação dos municípios e José Matias a representar entidades privadas.
Tomaram ainda posse os membros da mesa da Assembleia Geral da RTA, entre eles o presidente da Mesa, Hélder Martins e a secretária da Mesa Isolete Correia.
“Tendo em consideração a conjuntura nacional e internacional, entramos hoje num ciclo onde a atuação da RTA é ainda mais importante. Questões da economia internacional, com diferentes problemas, reforçam ainda mais a necessidade de uma presença forte da maior região turística nacional junto dos parceiros e clientes finais”, declarou Hélder Martins.