Aprovado reforço de verbas para reabilitação dos sistemas de abastecimento de água

ouvir notícia

A Comunidade Intermunicipal do Algarve aprovou uma verba de 8,9 milhões de euros que aumentará de 35 para 43,9 milhões o montante gerido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência para reabilitar sistemas de abastecimento de água.

A aprovação foi feita esta semana numa reunião do Conselho Intermunicipal e a verba será gerida “ao abrigo do plano hídrico, tendo em vista a reabilitação dos sistemas e abastecimento em baixa, com o objetivo de reduzir perdas de água”, justifica a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) num comunicado.

“São mais 8,9 milhões de euros, a juntar aos 35 milhões já previstos na medida gerida pela Comunidade Intermunicipal do Algarve, no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve, com o apoio do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência”, lê-se na nota.

- Publicidade -

A AMAL acrescenta que, “até ao momento, já foram aprovadas 31 candidaturas, a que corresponde um investimento de 21 milhões de euros”, para reabilitação de redes de abastecimento de água no Algarve, região que está a ser cada vez mais afetada pela seca e pela escassez de reservas de água.

O organismo composto pelos 16 municípios do distrito de Faro adianta que, na reunião ordinária do Conselho Municipal de hoje, foi aprovado “o aditamento ao Contrato de Financiamento relativo ao Investimento RE-C09-i01.01: ‘Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve: SM1 – Reduzir perdas de água no setor urbano’, celebrado entre a Estrutura de Missão ‘Recuperar Portugal’ e a AMAL”.

“A decisão sobre as candidaturas apresentadas cabe a uma Comissão de Gestão composta pela Comunidade Intermunicipal, pela Agência Portuguesa do Ambiente, representada pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve, e pela Universidade do Algarve”, refere a AMAL.

A Comunidade Intermunicipal algarvia estima que, com as verbas agora disponíveis neste âmbito, poderão ser “reabilitados 125 quilómetros de rede de abastecimento de água em baixa, contribuindo para uma redução de dois hectómetros cúbicos na procura de água nos sistemas naturais” que habitualmente servem a região.

Estão também previstas “ações de formação sobre redução de perdas de água no setor urbano, dirigidas às 19 entidades gestoras dos sistemas de abastecimento de água em baixa, mais concretamente aos municípios e empresas municipais” que gerem o abastecimento nos respetivos concelhos, assinala ainda a AMAL.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.