Associação que estuda oralidade leva poesia popular à cena

ouvir notícia

A Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade (APEOralidade) vai apresentar, no Pátio do Museu Municipal de Arqueologia de Loulé, a 14 de setembro próximo, a obra “Nossa terra, nosso povo”, do poeta popular Joaquim Miquelino Gomes, foi anunciado esta semana.

A obra vai à cena às 18h00 e a apresentação vai ser feita por Ana Isabel Soares, investigadora e docente na Universidade do Algarve (UAlg) e especialista nas áreas da literatura portuguesa e do cinema, destacou a associação num comunicado.

“A obra surge da investigação do professor José Ruivinho Brazão com o objetivo de divulgar, promover e reconhecer os poetas populares, bem como preservar a identidade histórico-cultural e estético-linguística de um povo. Miquelino é o exemplo mais recente de entre os vários poetas do povo a quem o investigador encontrou e reconheceu como dignos representantes da poesia popular de autor de inspiração tradicional, promovendo-os até à edição”, referiu a mesma fonte.

- Publicidade -

A APEOralidade frisou que a obra conta com “seis capítulos, expressivos da riqueza e diversidade temática e estética da poesia de Miquelino”, nos quais o autor se adentra no “puro imaginário” e nos “jogos de trocadilhos”, em temas como “o amor e a beleza da mulher”, a realidade de Portugal e da Europa, a pobreza e a desigualdade ou o amor à terra natal da sua mulher, o Parragil, no concelho de Loulé.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.